segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cursos Técnicos Com Bolsas de Estudo Com 50% de Desconto


O professor Rener, Químico e doutor em ciências e engenharia de materiais pela UFRN, convida a todos do Município de rio do Fogo, para se matricular em mais de 10 cursos técnicos com bolsas de estudo com 50% de desconto. faça  Já sua matricula no site do educa mais Brasil. O Município tem mais de 200 bolsas de estudo., garanta já a sua, pela escola Politécnica do Nordeste. 

EMAIL: educamaisbrasil.com.br-Bolsa de estudo de 50%
APOIO: prefeitura de Rio do Fogo, secretaria Municipal de Obras e professor Rener.

sábado, 28 de junho de 2014

Júlio César brilha e Brasil vence Chile nos pênaltis


Chile quer fazer história no Brasil

O céu é o limite. É com este pensamento que Alexis Sánchez, principal estrela da seleção do Chile, encara a campanha chilena na Copa do Mundo. O jogador afirma que "La Roja" já fez história ao despachar a Espanha, atual campeão do mundo, e agora já projeta uma classificação em cima do Brasil, que também seria histórica na avaliação do atacante. "Esperamos uma grande partida. Estamos no Mundial para fazer história e estamos fazendo, já ganhamos do campeão do mundo. Tivemos um tropeço contra a Holanda, mas será outro jogo. Esperamos ganhar a partida e seguir avançando atrás do sonho de conquistar o titulo", declarou.
 
Sánchez sabe que a missão chilena não é fácil e prega respeito ao Brasil, mas frisa que tem total confiança nos companheiros e crê em um triunfo no Mineirão. "Se eu não estivesse convencido de que temos chances, pegaria minhas malas e iria embora. Devemos ter respeito pelo Brasil, que é o favorito, mas confio em todos os meus companheiros e na comissão técnica", disse.
Questionado sobre a atenção que o Chile terá que ter com Neymar, Sánchez elogiou o companheiro de Barcelona, mas afirmou que a arbitragem é uma preocupação maior que o craque brasileiro. "O Neymar todo mundo sabe da qualidade dele. Estou muito contente de jogar contra o Brasil e o Neymar. O que me preocupa mais é a arbitragem. É desfrutar da partida, que me agrada muito como jogador. Temos que mostrar que podemos com todos", disse.

Preocupação
A ausência do atacante Alexis Sánchez nos treinamentos com os demais companheiros chamou a atenção nesta sexta-feira, na Toca da Raposa. O jogador foi o primeiro a entrar em campo para um aquecimento leve, mas quando o restante do elenco iniciou os trabalhos, Sánchez deixou o campo.

Após alguns minutos, o atacante retornou ao gramado e fez apenas alguns alongamentos, para em seguida seguir para o hoteldo CT do Cruzeiro. O semblante do jogador não era dos mais animados, bem diferente da última quinta-feira, quando concedeu uma entrevista coletiva com muita descontração.

A assessoria de imprensa da seleção do Chile não quis dar detalhes sobre a situação de Sánchez. Aparentemente, o atacante chileno teria sido somente poupado, mas um certo mistério chegou a rondar a Toca da Raposa. Se Sánchez virar dúvida, "La Roja" perde grande parte de sua força para encarar o Brasil.
Tribuna do Norte

Os escolhidos da Fifa

James Rodríguez (Colômbia)
São Paulo, SP - Folhapress - O meio-campista colombiano James Rodríguez foi o melhor jogador da fase de grupos da Copa do Mundo. A conclusão é da Fifa, que em parceria com um patrocinador, organiza uma análise de dados de desempenho de todos os jogadores.
 
Nas três primeiras rodadas, o camisa 10 da Colômbia marcou três gols, deu duas assistências e roubou seis bolas, além de se movimentar pelo campo inteiro. Para a Fifa, o melhor brasileiro é o zagueiro David Luiz. Ele aparece em terceiro, logo atrás do meia croata Ivan Perisic.
Na relação dos 10 primeiros, o Brasil tem ainda o atacante Neymar, em oitavo, e o zagueiro Thiago Silva, em nono.
Nas três primeiras rodadas, o camisa 10 da Colômbia marcou três gols, deu duas assistências e roubou seis bolas, além de se movimentar pelo campo inteiro. Para a Fifa, o melhor brasileiro é o zagueiro David Luiz. Ele aparece em terceiro, logo atrás do meia croata Ivan Perisic.

Na relação dos 10 primeiros, o Brasil tem ainda o atacante Neymar, em oitavo, e o zagueiro Thiago Silva, em nono.

saiba mais

O nigeriano Vincent Enyeama lidera a disputa entre os goleiros, enquanto o francês Karim Benzema tem a melhor pontuação entre os jogadores de ataque.

De acordo com a metodologia, o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 foi o zagueiro espanhol Sergio Ramos.

Nível técnico
Um alto nível técnico dentro de campo, nenhum incidente de grande porte e alguns problemas aos quais o brasileiro já está bastante acostumado.

Foi dessa forma que a organização da Copa do Mundo qualificou a primeira fase do torneio, encerrada na quinta-feira.

A avaliação foi apresentada ontem, em uma entrevista coletiva no Maracanã que contou com as participações do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do diretor-executivo do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Trade.

"Essa Copa será uma das melhores quanto ao nível do futebol apresentado. Os jogos estão fantásticos", disse Valcke, ao lembrar a alta média de gols do torneio (2,83).

O francês, que tantos atritos teve com as autoridades brasileiras durante os anos de preparação para o Mundial e chegou a dizer que o país deveria levar "um pontapé no traseiro" para agilizar as obras, também elogiou a organização do torneio.

"O Brasil está na rota do sucesso na organização da Copa, dando a impressão de que fará uma Copa fantástica".

Já o ministro do Esporte ressaltou que o Mundial "transcorre num ambiente de normalidade".

Aldo chamou a invasão de torcedores chilenos sem ingresso no Maracanã de um "pequeno incidente" e disse que o torneio teve até agora "pequenos problemas e grandes êxitos".

"O esforço promovido pelo governo tem sido até agora bem sucedido para promover a Copa do Mundo, assegurando o funcionamento da estrutura. Não houve qualquer incidente mais grave", disse Aldo.

"Os problemas que temos tido são as deficiências de estrutura que o país tem. O trânsito não tem sido muito diferente do dia a dia. Tivemos aquela questão de segurança também".

- James Rodríguez, meia (Colômbia) 9,79

- Ivan Perisiz, meia (Croácia) 9,74

- David Luiz, zagueiro (Brasil) 9,69

- Karim Benzema, atacante (França) 9,65

- Arjen Robben, atacante (Holanda) 9,62

- Daniel van Buyten, zagueiro (Bélgica) 9,58

- Xherdan Shaqiri meia (Suíça) 9,55

- Neymar, atacante (Brasil) 9,52

- Thiago Silva, zagueiro (Brasil) 9,5


10º
- Mamadou Sakho, zagueiro (França) 9,47

Tribuna do Norte

Lei da Palmada” entra em vigor

Brasília (AE) - Crianças e adolescentes passaram a ter a partir de ontem uma série de novos direitos, garantidos com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) da chamada “Lei da Palmada”, também intitulada lei “menino Bernardo”, em homenagem ao garoto Bernardo Boldrini, assassinado no Rio Grande do Sul. Por meio de alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a legislação busca coibir maus-tratos e violência contra menores ao determinar que pais não podem impor castigos que resultem em sofrimento ou lesões aos filhos.
 
Após mais de dois anos de tramitação no Congresso, a proposta foi aprovada no início do mês no Senado, sob forte articulação do governo. A ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, foi escalada pela presidente Dilma Rousseff para conter a rebelião que poderia impedir a votação no prazo considerado interessante para o governo - a tempo para as eleições deste ano.

Com o aval do Palácio do Planalto, Ideli e o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) chegaram a prometer veto ao termo “sofrimento físico”. A mudança ocorreu na redação da proposta, acatando sugestão da senadora Ana Amélia (PT-ES), que apresentou uma emenda colocando a redação em tópicos. Dessa forma, reduz-se a possibilidade da presidente vetar apenas o termo polêmico, sem alterar o teor, mantendo castigos físicos que resultem em lesão como crime.

Apesar dos acordos costurados no Congresso, a presidente não vetou o trecho que gerava insatisfação na bancada evangélica. Ela retirou da legislação, contudo, a parte que determina punição, com multa, de profissionais da saúde, educação ou assistência social que se omitirem de casos suspeitos ou confirmados de maus tratos, deixando de comunicá-los às autoridades. Em sua forma original, o texto determinava a aplicação de 3 a 20 salários-mínimos neste caso. O veto ainda pode ser derrubado pelo Congresso.

Tanto na votação no plenário do Senado, quanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a apresentadora Xuxa Meneghel esteve presente, o que foi considerado determinante pela base governista. Evangélicos argumentaram temer que a legislação interferisse na educação que cada pai dá a seu filho.

Saiba mais
A proposta define o castigo físico como a “ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão”. O tratamento cruel e degradante é colocado como “a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize”. O projeto estabelece a quem se utilizar de castigo físico ou tratamento cruel ou degradante a participação em ações definidas pelo Conselho Tutelar, sem prejuízo de punições cabíveis em cada caso.
 
Tribuna do Norte

Câmeras flagram mulheres roubando TVs em loja na Grande Natal; veja

Uma quadrilha de quatro mulheres foi flagrada roubando lojas de eletrodomésticos em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal. Câmeras de segurança de um estabelecimento que foi roubado flagraram o momento da ação, que ocorreu ontem (26). Ninguém foi preso.
 
De acordo com informações repassadas por comerciantes à Polícia Militar, três lojas foram alvo das criminosas e, ao todo, sete TVs foram levadas pelo bando. No entanto, as imagens obtidas pela polícia mostram o furto de duas em uma das lojas.

A ação das criminosas ocorria de maneira discreta. Enquanto as outras bloqueavam a visão e tiravam a atenção de pessoas que porventura estivessem no local, outra colocava a TV em uma sacola que era retirada de dentro da bolsa do bando. Em seguida, o grupo se dividia e chegava até a reorganizar a prateleira onde estavam as TVs de LED.

Quem tiver informações sobre o paradeiro das criminosas pode entrar e contato com a Polícia Civil, na delegacia de Ceará-Mirim, através do telefone 3274-5990 ou do Disque Denúncia, no 181.
 

Com jogo da Seleção pelas oitavas, comércio terá rotina alterada hoje

Neste sábado (28), dia em que o Brasil joga contra o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, o funcionamento do comércio será diferenciado. A abertura do comércio de rua, após a partida, será facultativa, de acordo com decisão de cada lojista. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a sugestão é para que os lojistas dos shoppings tenham  abertura facultativa e reabertura obrigatória às 16h.

Já o comércio de rua abre das 8h às 12h, e não reabrem após o jogo, e os supermercados suspendem as atividades 30 minutos antes do jogo e voltam a trabalhar normalmente 30 minutos depois.

O horário de funcionamento dos shoppings da capital potiguar serão diferenciados. Nos principais shoppings - Natal Shopping, Cidade Jardim e Praia Shopping - as  lojas terão abertura facultativa durante o horário da manhã. As que optarem por abrir, fecharão uma hora antes do jogo, ou seja, às 12h, já que a partida acontece às 13h na Arena Mineirão em Belo Horizonte. Uma hora depois do jogo, às 16h, todas as lojas abrirão e funcionarão normalmente até as 22h. No caso do Midway Mall, as lojas abrem normalmente às 10h, fecham uma hora antes do jogo e reabrem uma hora depois.

A praça de alimentação do Shopping Cidade Jardim e do Praia Shopping abrirão normalmente, já a praça do Natal Shopping seguirá o mesmo horário da abertura das lojas.

Com salas no Natal Shopping, em Candelária, e Norte Shopping, no bairro Potengi zona Norte da capital, o Cinépolis irá transmitir o jogo entre Brasil e Chile  em alta definição. A rede mexicana avisa que será permitida o consumo de cerveja durante a transmissão, além, claro, de pipocas, refrigerantes e outras guloseimas. Os ingressos já estão à venda no site da Cinépolis (cinepolis.com.br) a partir de R$ 25 (valor da inteira).

A Rede Cinemark também irá transmitir o jogo do Brasil e Chile. A sala estará aberta a partir das 12h30 e o acesso será pelo estacionamento G5. Para quem quer adquirir o ingresso, a rede de cinema disponibiliza os bilhetes para as próximas transmissões dos jogos no estabelecimento e no site (www.cinemark.com.br). Os ingressos podem ser adquiridos  a partir de R$ 20  (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Trens Urbanos
A CBTU informou que o sistema de trens urbanos de Natal funcionará em horário especial. Na Linha Norte, que atende aos municípios de Natal, Extremoz e Ceará-Mirim, a última viagem ocorrerá às 11h12, saindo de Ceará Mirim com destino à capital potiguar, cuja previsão de chegada é para às 12h30. Já na Linha Sul, que atende a Natal e Parnamirim, a última viagem ocorrerá às 9h08, saindo de Parnamirim com destino a Natal, cuja previsão de chegada é para às 10h.
Tribuna do Norte

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Rio do Fogo receberá 3º Parque Eólico e se tornará maior produtor do Estado


Com a chegada do Complexo Eólico Punaú, terceiro do município, a cidade de Rio do Fogo se tornará o maior produtor de energia eólica do Estado. Previsto para operar com 66 aerogeradores, que produzirão 132 megawatts de energia, distribuídos em quatro Parques Eólicos. O projeto encontra-se em fase de licenciamento ambiental junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), que já concedeu a Licença Prévia, que autoriza a concepção do empreendimento.

As informações foram prestadas pelas representantes da empresa de Consultoria Ambiental Ecology Brasil, responsável pela execução do Programa de Educação Ambiental no processo Licenciamento Ambiental dos empreendimentos Centrais Geradoras Eólicas (CGEs), Aline Ferrari e Catarina Peixoto, na manhã desta quinta-feira, 26, em reunião realizada no Plenário da Câmara Municipal de Rio do Fogo (CMRF).

Estiveram na reunião o prefeito de Rio do Fogo, Laerte Paiva; o presidente da CMRF, vereador Márcio Luis Pereira; secretários Municipais, representantes de entidades da sociedade civil e moradores do município.

O prefeito Laerte Paiva agradeceu a presença de todos, deu as boas-vindas as visitantes a afirmou que a Prefeitura encontra-se de portas abertas, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, que tem como titular a pedagoga, Carla Vicência Tavares Rodrigues.

“Rio do Fogo, que foi pioneira na implantação de Energia Eólica no Estado, recebe agora o terceiro empreendimento do setor. Contribuindo para a alavancagem da produção de energia no país. Os moradores conhecem Rio do Fogo, antes e depois da Eólica, que muitos benefícios trouxe para o município através da arrecadação de I.S.S. Benefícios como a construção da Escola Ana Paiva, com 21 salas de aula, todas climatizadas. A pavimentação de 16 ruas no distrito de Zumbi”, lembrou o prefeito.

E continuou, “o crescimento da arrecadação do I.S.S, é o socorro financeiro para os municípios em virtude da baixa distribuição, pelo Governo Federal, do Fundo de Participação dos Municípios. Para que tenhamos condições de continuar a investir na Educação, Saúde, Segurança Pública, Esporte, Agricultura, Turismo, Pesca e Assistência Social. Com isso os grandes beneficiados são os moradores de Rio do Fogo”, finalizou o prefeito.

Outras duas reuniões serão realizadas amanhã, dia 27, a partir das 9h, na Escola Municipal Ana de Paiva Fagundes, no distrito de Punaú. E às 14h, do mesmo dia, no Centro Social do Assentamento Zumbi/Rio do Fogo.

 
 
 

 
 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMRF

quarta-feira, 25 de junho de 2014

FIFA abre processo disciplinar contra Suárez por mordida em Chiellini


A Fifa confirmou em comunicado no início desta quarta-feira que abriu processo disciplinar contra Luis Suárez, pela mordida que o atacante do Uruguai aplicou no zagueiro da Itália Chiellini, na vitória celeste por 1 a 0 nesta terça, em Natal, que garantiu o time de Óscar Tabárez nas oitavas da Copa do Mundo.
De acordo com a entidade, o jogador e a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) têm até as 17h desta quarta para se defender, apresentado sua “posição e provas documentais”. O camisa 9, segundo a Fifa, “aparentemente” violou artigos 48 e 57 do Código Disciplinar da Fifa, referentes à má conduta e violência.
A entidade ratifica que é possível apresentar sanções a um jogador, mesmo que esse não tenha sido punido pelo árbitro. Caso de Suárez, que passou ileso no momento da partida. Marcado pelo camisa 3 da Azzurra, o uruguaio não hesitou em dar uma mordida no ombro do zagueiro. Ambos caíram no gramado, mas o italiano se revoltou com a atitude do rival.
Enquanto Suárez reclamava de dores na cabeça, Chiellini mostrava as marcas deixadas pelo atacante uruguaio. O árbitro da partida, o mexicano Marco Rodríguez, nada marcou no lance. Na sequência, Ramírez cobrou o escanteio que originou o gol marcado por Godín.
- O Suárez me mordeu, como já tinha feito antes. Vamos ver se a Fifa terá coragem de fazer alguma coisa, ao contrário do árbitro na hora – declarou o zagueiro.
- São coisas do jogo, não houve nada. Também fiquei com o olho machucado. Somos todos jogadores de futebol – devolveu Suárez, alegando que também fora golpeado. (Globo Esporte)

Rosalba apresenta leve melhora, mas governo continua com mais de 70% desaprovação

O governo de Rosalba Ciarlini (DEM) é desaprovado por 73,6% dos entrevistados do Instituto Seta. Apenas 12,3% aprovam o atual governo estadual e 9,4% se mostraram indiferentes. Segundo o Seta, 4,7% não souberam ou quiseram responder.
Já o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) é aprovado por 47,7%. De acordo com os números do Instituto Seta, 35,9% desaprovam a gestão de Dilma e 13,8% se mostraram indiferentes. Do total de entrevistados, 2,5% não souberam responder.
A pesquisa do Instituto Seta ouviu 1.500 pessoas em todas as regiões do Estado entre os dias 16 a 18 de junho. A margem de erro é de 2,7% para mais ou para menos. O levantamento de dados foi registrado no TRE com o nº de protocolo 00004/2014.


A poucos dias do confronto entre Brasil e Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, sábado em Belo Horizonte, as duas seleções entraram num clima de paz e amor. Pelo lado brasileiro, o técnico Luiz Felipe Scolari rasgou elogios aos chilenos que, através do camisa 10, Valdívia retribuíram com palavras não menos elogiosas ao treinador "Canarinho".

Luiz Felipe Scolari "rasgou" elogios à seleção chilena e, mesmo antes da Copa, afirmou que não queria enfrentar o time de Sampaoli

"Se pudesse, escolheria outra seleção. É mais difícil por se tratar de uma seleção sul-americana. Catimba, qualidade, organização... Tudo isso o Chile tem", afirmou o gaúcho. "Vou analisar o time deles e fazer as adaptações necessárias para que a gente chegue bem ao jogo", declarou.

Felipão recordou que o adversário de sábado enfrentou o Brasil em duas ocasiões recentes. Um amistoso em abril do ano passado, em Belo Horizonte, terminou com empate por 1 a 1. Ainda em 2013, em novembro, a Seleção levou a melhor por 2 a 1 em Toronto. "Joguei duas vezes contra o Chile. Vi as dificuldades da nossa equipe e as qualidades do Chile. Algumas pessoas não viam dessa forma, achavam que o Chile seria descartado logo, e não foi assim. Agora, tenho que pensar na minha equipe, ver se tem condições de melhorar para conseguir essa vitória no mata-mata", comentou Scolari.

Para o gaúcho - que também já manifestou sua admiração por Augusto Pinochet, ditador chileno por 17 anos -, será necessário um cuidado maior no Mineirão. Oferecer oportunidades, como aconteceu nas vitórias sobre Croácia e Camarões e no empate com o México, poderá ser fatal. "Na primeira fase, a gente poderia ter um tropeço. Na fase seguinte, a do mata-mata, não dá para ter tropeço, conceder como a gente concedeu uma ou outra oportunidade viva ao adversário. Tem que ter uma estratégia pensada porque, muitas vezes, é jogo de um gol. Não pode cometer tantos erros", avisou Felipão.

Valdívia
Durante os mais de dois anos em que foi comandado por Luiz Felipe Scolari no Palmeiras, Valdivia reclamou de ter sido escalado antes de se recuperar de lesões e que isso dificultava ainda mais a sua presença em campo. Mas o técnico, hoje na Seleção Brasileira, agora é apontado como diferencial dos anfitriões da Copa do Mundo e adversário do Chile nas oitavas de final, no sábado.

"Os diferenciais do Brasil são os 23 jogadores, o treinador e a torcida", definiu o meia, ressaltando não ter privilégios de informação por ter trabalhado com Felipão e jogar no Brasil. "Até a China conhece os jogadores do Brasil, como joga a Seleção, a qualidade do treinador e dos jogadores com mais destaque", sorriu.

Em relação a Scolari, o meio-campista elogia, principalmente, a garra que conseguiu colocar na Seleção Brasileira. Valdivia destaca a marcação permanente no campo adversário, característica que chamou atenção na equipe na conquista da Copa das Confederações do ano passado, também disputada no País. "O Brasil faz uma pressão intensa e vai ser difícil como foi a Austrália, a Espanha e a Holanda. Já seria um adversário difícil para caramba e, como estamos jogando no Brasil, o jogo fica duas vezes mais difícil", analisou o jogador do Palmeiras, mostrando-se fã do rival deste fim de semana.

"O Brasil tem jogadores de qualidade que podem mudar o jogo a qualquer minuto com qualquer jogada, aproveitando muito bem qualquer detalhe. Para mim, não tem ponto fraco, muito pelo contrário, é uma das melhores seleções", elogiou, reforçando que tanto ele quanto Mena, do Santos, e Aránguiz, do Inter, não serão necessários como 'espiões' por jogarem no Brasil. "Não muda nada, absolutamente nada. Até porque a maioria dos craques vem de fora", avisou, confiando no técnico Jorge Sampaoli. 


Tribuna do Norte

Lula defende gestão petista

São Paulo (AE) - Em palestra para empresários da Câmara de Comércio França-Brasil e das Eurocâmaras, na capital paulista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enalteceu o doze anos de gestão petista no País e disse que, apesar de ter “muita gente de má fé com o Brasil” e das críticas dos opositores e da imprensa, o País está aberto aos investidores e conta com um cenário de estabilidade, credibilidade e previsibilidade. O ex-presidente criticou políticos da oposição, sobretudo o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, que vem advertindo sobre o aumento da inflação. “Manter inflação na meta com manutenção de salário e emprego não é usual, vamos levar a inflação para dentro da meta mantendo o nível de emprego”, frisou Lula.

Ele também respondeu à afirmação de um dos principais colaboradores econômicos de Aécio Neves, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, que em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo citou o aumento real do salário mínimo como um dos fatores de pressão inflacionária. “Tem gente dizendo que é melhor ter desemprego para trazer a inflação para o centro da meta.” E voltou a dizer que a inflação voltará ao centro da meta sem comprometer renda e emprego.

Ao falar da gestão petista no País, incluindo a gestão da sucessora e afilhada política Dilma Rousseff, para uma plateia composta de empresários e representantes do sistema financeiro, Lula reclamou da imprensa brasileira, dizendo que nos jornais a impressão é que o “Brasil acabou” e destacou indicadores da economia brasileira, dizendo que poucos países do mundo têm números tão positivos. Para ele, o governo do PT conseguiu imprimir credibilidade e previsibilidade à economia. 

Rebateu ainda as críticas ao programa Bolsa Família, negando que o programa criou um bando de vagabundos no País. “Este é um programa adotado pela ONU como o mais importante de transferência de renda do mundo.” O ex-presidente afirmou ainda que nunca houve tanto crédito no País quanto na gestão do PT. “Colocamos em doze anos uma Colômbia e um Paraguai no sistema financeiro”, exemplificou. “Hoje temos trilhões para o crédito”

Lula criticou a imprensa em relação aos prognósticos negativos para a Copa do Mundo. Dirigindo-se aos empresários estrangeiros, disse que, caso eles “se informassem pela imprensa brasileira, a impressão é que não iria ter Copa do Mundo no Brasil”. 

De acordo com Lula, “os mesmo jornais nacionais e estrangeiros que diziam que não iria ter Copa agora estão se rendendo”. E citou o vídeo, apresentado no início da palestra a seu pedido, que mostra uma catadora de lixo de Belo Horizonte falando da alegria de ter a Copa do Mundo no Brasil. O ex-presidente citou o falecido carnavalesco Joãozinho Trinta, que falava: “quem gosta de miséria é intelectual, o povo gosta de luxo.”

Com uma gravata listrada nas cores do Brasil, Lula começou a palestra brincando que não era momento de falar de outros temas que não o futebol. 

O evento conta com a presença de empresários de vários países europeus e foi aberto por Octavio de Barros, economista-chefe do Bradesco e vice-presidente da Câmara de Comércio França-Brasil. Na abertura, Barros disse que a qualidade de vida dos brasileiros melhorou muito na gestão do ex-presidente petista, o que aumentou o grau das reivindicações sociais no País.

Aeroportos
Ao falar dos méritos da gestão petista, Lula elogiou a presidente Dilma Rousseff, sua sucessora e afilhada política, dizendo que ela deu um grande passo na gestão do País com a política de concessões, sobretudo na área de aeroportos. “Todos sabem que tudo tem de ser combinado com investimento em infraestrutura. Cumbica foi feito apenas em 19 meses, pelo sistema correto de concessão que Dilma fez”, destacou, ressaltando que a área de infraestrutura foi repensada na gestão do PT. “Outros presidentes até queriam (repensar a infraestrutura), mas o FMI não deixava”, disse, numa alusão aos seus antecessores no Palácio do Planalto,

Ao falar dos aeroportos brasileiros, Lula disse que hoje o pobre pode viajar de avião, mesmo que alguns não gostem disso.


Tribuna do Norte

Segunda etapa do Pronatec oferecerá 12 milhões de vagas

A segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e em 646 cursos de qualificação a partir de 2015. O lançamento do Pronatec 2.0 foi realizado na última quarta-feira, dia 18, em cerimônia no Palácio do Planalto.

“Até o fim deste ano, serão oito milhões de jovens e de trabalhadores matriculados no Pronatec, um desempenho que nos incentiva a lançar a segunda etapa do programa”, afirmou a presidenta da República, Dilma Rousseff. Conforme Dilma, a segunda fase é a sequência lógica e o desdobramento natural do programa, que manterá a gratuidade e deverá atingir mais de quatro mil cidades no país.

Uma novidade é a regulamentação do chamado itinerário formativo, que permitirá o aproveitamento do conhecimento adquirido em um curso de formação profissional, para efeito de carga curricular, em um curso de nível superior. Assim, um estudante que fizer um curso de qualificação profissional de eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, por exemplo, poderá aproveitar os créditos quando fizer o curso de técnico em eletrotécnica.

O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que nesta etapa do Pronatec serão oferecidas mais opções de cursos direcionados à formação empreendedora. “Nós precisamos dar continuidade a esse processo, com novos desafios pela frente: expansão das matrículas e valorização da trajetória de formação profissional.”

O ministro destacou que o Pronatec trabalha com flexibilidade, porque aproveita a estrutura existente das instituições federais, estaduais e do sistema S, que foram desdobradas para atingir as diversas regiões do país. Paim ressaltou, ainda, que o Pronatec é um dos programas que mais promovem inclusão. “Dos matriculados, 60% são mulheres, 67% são jovens e 68% são negros”, disse.

Na cerimônia, foi anunciada também a inauguração de 46 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Atualmente, há 193 institutos federais em operação, número que deverá chegar a 208 até o final de 2014. O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, e o diretor-geral do campus desse instituto no município de Campo Maior, Washington Moura Barbosa, receberam da presidenta a placa inaugural do campus.

Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. Em todo o Brasil, o programa já ofereceu cursos profissionalizantes para 7,4 milhões de brasileiros.


Tribuna do Norte

Rodoviários param 100% da frota nesta quarta-feira

Natal amanheceu com zero frota de ônibus nas ruas. Hoje, os rodoviários paralisam em protesto ao resultado do dissídio coletivo, julgado ontem pelo Tribunal Regional do Trabalho. Segundo o Sindicato dos Rodoviários (Sintro), a greve acabou ontem, mas os trabalhadores estão insatisfeitos com o aumento de apenas R$10 no vale refeição e a decisão da justiça em descontar os dias de greve do salário.

Segundo Nastagnan Batista, presidente do Sintro, os trabalhadores estão concentrados nas garagens, mas só vão trabalhar se as empresas de ônibus convocarem a categoria para negociação. “Não é uma greve, a greve acabou ontem. Esse é um protesto porque nós não queremos que os dias de greve sejam descontados”, afirmou o representante. Nos cálculos do sindicato, vão ser descontados R$620 do salário dos motoristas pelos 13 dias de paralisação.

O sindicato segue realizando assembleias nas garagens. Na garagem da Guanabara, em Parque dos Coqueiros, nenhum dos 180 ônibus da frota diária chegou a sair.

Enquanto isso, as paradas da zona norte estão lotadas. A população já reclama de um dia perdido de trabalho, como é o caso do estoquista Weyder Robert, 27 anos. “Estou aqui desde as cinco e meia e nenhum ônibus passou. Desde ontem o pessoal do meu trabalho está ciente. Até pensei em pegar um fretado, mas se já está difícil ir, imagine de voltar”, afirmou ele, que esperava o ônibus 70 no terminal de Parque dos Coqueiros.


Segundo o diretor de base do sindicato na Guanabara, Alexandre Costa, os intermunicipais das empresas Guanabara, Oceano, Via Sul e Cidade Natal também não vão rodar, uma vez que as garagens também ficam localizadas nos terminais urbanos.

Tribuna do Norte

terça-feira, 24 de junho de 2014

Vias serão bloqueadas a partir das 7h

Nesta terça-feira (24) a Arena das Dunas receberá o quarto e último jogo nesta Copa do Mundo entre Itália e Uruguai e, assim como ocorreu nos confrontos anteriores, as vias no entorno do estádio serão bloqueadas no início da manhã. As intervenções no trânsito começam às 7h e continuam até as 15h.

Além do bloqueio das ruas e avenidas, a Prefeitura do Natal proibiu o estacionamento de veículos em diversas vias no perímetro da Arena das Dunas das 0h às 17h.

Confira as ruas e avenidas bloqueadas no entorno da Arena:
- Rua Padre João Damasceno;
- Marginal da avenida Salgado Filho entre a rua Padre João Damasceno e a avenida Lima e Silva;
- Rua Morais Navarro;
- Avenida Lima e Silva - Trecho entre a avenida Salgado Filho e rua São José;
- Avenida Romualdo Galvão - Trecho entre as avenidas Miguel Castro e Lima e Silva;
- Rua Fernando Barreto;
- Rua Conselheiro Morton Farias;
- Avenida Prudente de Morais - Trecho entre a avenida Miguel Castro e a rua Raimundo Chaves;
- Rua Dep. Marcílio Furtado - Trecho entre as avenidas Miguel Castro e Lima e Silva;
- Rua Francisco Borges de Oliveira - trecho entre a avenida Prudente de Morais e a rua São José;
- Avenida Jerônimo Câmara - Trecho entre a avenida Prudente de Morais e rua São José;
- Rua Angicos - Trecho entre a avenida Prudente de Morais e rua São José;
- Travessa entre a avenida Jerônimo Câmara e a rua Angicos.
- Rua Carnaúba dos Dantas - Trecho entre a avenida Prudente de Morais e rua São José;
- Rua Montanhas;
- Rua Equador;
- Marginal da avenida Prudente de Morais - Trecho entre a rua Angicos e a avenida Capitão Mor Gouveia;
- Avenida Capitão Mor Gouveia - trecho entre a avenida Prudente de Morais e a rua São José;
- Rua Deputado Clóvis Motta;
- Rua Dr. Paulo Pinto de Abreu - trecho entre as ruas Deputado Clóvis Motta e São josé;
- Rua Rodolfo Garcia - Trecho entre as ruas Deputado Clóvis Motta e São José;
- Rua Francisco Maia Sobrinho - Trecho entre as ruas Deputado Clóvis Motta e São José;
- Rua Raimundo Chaves - trecho entre a marginal da BR-101 e avenida Prudente de Morais;
- Marginais da direita e esquerda da BR-101 - trecho compreendido entre o Complexo Viário do Quarto Centenário e o túnel da UFRN.


Tribuna do Norte

Agente de Saúde morre com suspeita da gripe H1N1 em Mossoró

A agente de saúde Fátima Oliveira, 52, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Fernandes de Melo, no bairro Lagoa do Mato, morreu na última sexta-feira, 20, com suspeita de que a causa da morte tenha sido complicações devido à influenza A (H1N1), conhecida como "gripe suína".
A administração do Hospital Wilson Rosado (HWR), onde a servidora ficou internada, não quis detalhar o caso, antes de ter uma confirmação sobre a causa do óbito. Apenas limitou em dizer que o material coletado para o exame de diagnóstico da gripe suína foi encaminhado a um laboratório no estado do Paraná e levará pelo menos duas semanas para que se obtenha o resultado, que deverá ser encaminhado à Vigilância à Saúde do município.

Fonte: Blog Assis Silva

Prefeitura sinaliza com reajuste na tarifa de ônibus em Natal

A greve dos rodoviários chega hoje ao 12º dia de paralisação, mas ainda sem acordo. Para diminuir os prejuízos, a Prefeitura de Natal sinaliza com um possível reajuste da tarifa, que deve ser definido até 15 de julho. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai entregar, até lá, um estudo sobre a viabilidade econômica do transporte público da cidade, que abrirá – ou não  – margem para uma nova tarifa. Em reunião ontem, o prefeito Carlos Eduardo Alves chegou a mencionar um aumento de R$0,10 centavos no valor atual.

Hoje, uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho dará um novo rumo à greve: às 8h30, o pleno julgará  o dissídio coletivo dos rodoviários, impetrado pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn). O processo tem como relator o desembargador Eridson Medeiros. No julgamento, ficará decidido qual valor de reajuste deverá ser repassado pelas empresas aos rodoviários. A expectativa do Sindicato dos Profissionais de Transporte Rodoviário (Sintro/RN) é que os desembargadores mantenham o valor sugerido na última reunião, no dia 18: reajuste de 7,32% e vale-refeição de R$450. A proposta não fora aceita pelas empresas de transporte.
Ontem aconteceu a segunda rodada de discussões na Prefeitura, desta vez com o Sintro. Na reunião, a Prefeitura informou que está realizando um estudo, o qual será apresentado até o fim da primeira quinzena de julho, levantando todos os custos da manutenção do transporte público. O estudo deve embasar um possível reajuste na tarifa.

Em greve desde 12 de junho, o Sintro solicita reajuste de 16% do salário e vale alimentação de R$400.O Seturn, porém, acusa a Prefeitura de manter a tarifa congelada desde 2011, o que impossibilitaria o cumprimento da última convenção coletiva dos rodoviários. Para verificar o argumento dos patrões, o Sintro exige da Prefeitura as tabelas atualizadas sobre os custos (e os lucros) do transporte coletivo.

“Esperamos que o dissídio seja decidido hoje. A população e a Prefeitura já estão sendo prejudicadas pela greve”, desabafou o prefeito Carlos Eduardo. Um levantamento está sendo feito para identificar a necessidade de um aumento. Os R$0,10 são uma especulação nossa, mas é claro que isso ainda vai ser debatido”, acrescentou.

Segundo a secretária de mobilidade urbana, Elequicina Santos, existem dois estudos sendo confeccionados: um deles, que será disponibilizado em julho, segue o modelo utilizado nos anos anteriores pela Semob. “Temos várias tabelas publicadas. Essa nova tabela utiliza a planilha do Ministério do Trabalho, que é utilizada pela maioria das cidades. Faremos apenas algumas adequações”, informou a secretária. 

A planilha foi criada na década de 1960, por um grupo de especialistas do Governo Federal, denominado Geipot. O grupo de trabalho foi extinto em 2008. Caso o estudo aponte para a necessidade de um reajuste na tarifa de ônibus, o valor será debatido pelo Conselho do Usuário.

Um outro estudo, porém, será conduzido por meio de uma consultoria contratada pela Semob. Este atualizará todos os índices utilizados como parâmetro para o transporte público, como número de passageiros, gastos com óleo diesel etc. Segundo Elequicina, as pesquisas ainda estão sendo feitas e não há data para que a licitação seja publicada.

De acordo com Nastagnan Batista, presidente do sindicato, o anúncio de um possível reajuste não animou os rodoviários. “Pedimos transparência da Prefeitura e ainda não fomos atendidos. O que nós queremos saber é o lucro e os custos dos empresários”, ressaltou Batista. De acordo com o presidente, ao fim do julgamento do dissídio, na manhã de hoje, será realizada uma assembleia da categoria na sede do sindicato.


Tribuna do Norte

É possível urbanizar área afetada

O relatório sobre o desastre em Mãe Luíza produzido por quatro profissionais do Serviço Geológico do Brasil – órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia (MME), também conhecido como Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) – foi finalizado ontem, dia 23, e deverá ser entregue ao prefeito Carlos Eduardo ainda hoje, dia 24. O documento é peça fundamental para que o Executivo Municipal apresente projetos e solicite recursos ao Governo Federal para recuperar a área destruída.
Os profissionais envolvidos na elaboração do estudo produziram o material em uma semana. De acordo com o coordenador do grupo de geólogos do CPRM, Breno Beltrão,o documento tem aproximadamente 25 páginas e é constituído por orientações sobre as possibilidades de reconstrução, reparo e reocupação da rua Guanabara e suas adjacências. 

Depois de realizar algumas visitas no local do desaste, a equipe de profissionais viajou a Recife-PE onde concluiu o relatório.  Segundo Breno, a última semana foi de trabalho intenso. “Foi uma semana de muito trabalho. Havia urgência na entrega desse relatório e agora ele está pronto”, disse o geólogo, por telefone, no início da tarde de ontem.

Breno Beltrão reafirmou que a área com mais de 10 mil metros quadrados pode ser reurbanizada. A forma como esse processo será realizado ainda é uma incógnita. “O prefeito nos informou que quer reurbanizar o local e reconstruir as residências. No relatório, mostramos que isso é possível, apesar de duna não ser um local apropriado para construção. No nosso relatório, não há indicação de valores nem como as construções devem ser feitas”, explicou. 

Sobre valores, o engenheiro civil, geotécnico e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Ricardo Severo, afirmou, semana passada, à TRIBUNA DO NORTE, que a Prefeitura do Natal teria que investir aproximadamente R$ 40 milhões no bairro de Mãe Luiza. Ricardo Severo foi um dos profissionais que faz parte da comissão de professores consultada pelo Executivo Municipal para  realizar a primeira análise no bairro. 

De acordo com o professor Ricardo Severo, a estimativa de custos foi baseada nas visitas que ele – juntamente com outros dois profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – realizou na área afetada. “Acredito que será necessário o investimento de R$ 40 milhões para recuperar o que foi destruído e reconstruir as casas que ali existiam”, pontuou.

O titular da secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto, não confirmou a informação. “Ainda não temos planilhas, nem projetos. Não posso falar em valores nesse momento”, pontuou. Independente dos valores, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, durante visita a Natal na última sexta-feira, dia 20, assegurou os recursos. “Nesse primeiro momento, a prioridade é prestar socorro e assistência às famílias. Vamos disponibilizar ajuda o mais rápido possível”, afirmou.

O prefeito Carlos Eduardo confirmou ontem que está aguardando o relatório produzido pelos geólogos do CPRM para poder ir à Brasília. A viagem estava agendada para amanhã, dia 25, mas foi adiada para a próxima segunda-feira, dia 30.

Desastre
Breno Beltrão explicou que o acidente em Mãe Luiza foi ocasionado por um “desmonte hidráulico”. As causas do desmonte foram: sistema de drenagem subdimensionado, ocupação desordenada da área e acúmulo de água da chuva.


Tribuna do Norte

Ponto de desequilibrio


SÃO PAULO (Folhapress) - Com os dois gols feitos contra Camarões, Neymar já conseguiu entrar para o top 15 dos artilheiros do Brasil em Copas e passou a ser o sexto maior da história da seleção. De quebra, já passou a liderar sozinho a artilharia deste Mundial.
Apesar de ter passado em branco contra o México, na segunda rodada, o atacante do Barcelona havia feito outros dois na vitória sobre a Croácia por 3 a 1.
Com 4 gols, Neymar alcançou Chico e Sócrates, que jogou dez partidas em dois Mundiais (1982 e 1986). Chico atuou em quatro partidas em 1950.

Antes, com três gols, o ex-santista empatava em número de gols com outros 12 jogadores: Amarildo, Baltazar, César Sampaio, Didi, Dirceu, Falcão, Luis Fabiano, Peracio, Preguinho, Roberto Dinamite, Romeu e Tostão.

Logo à frente de Neymar, com cinco gols, na lista de artilheiros na Copa estão Garrincha, Romário e Zico. Os dois maiores da história brasileira são Ronaldo (15) e Pelé (12).

Na história da seleção, Neymar já se transformou no sexto maior artilheiro com 35 gols, deixando Rivaldo (34), para trás.

Pelé é o líder disparado da lista com 77 gols, seguido por Ronaldo (62), Romário (55), Zico (48) e Bebeto (39).

Antes de começar a Copa, o atacante estava em 11º na lista, com 31 gols, logo atrás de Tostão e Ademir Menezes (32 gols cada). 

Decisivo na vitória por 4 a 1 sobre Camarões, Neymar gostou da maneira com a qual o Brasil  obteve sua classificação às oitavas de final da Copa do Mundo. De acordo com o atacante, a equipe ganhou moral após uma atuação mais convincente do que as anteriores.

"Estamos de parabéns pela partida. Fizemos por merecer esse placar, e acho que a gente vai mais confiante sim para as oitavas", afirmou o camisa 10. "Foi a melhor partida nossa. A equipe está de parabéns pelo empenho que demonstrou até o final", acrescentou.

Como conseguiu evitar o seu segundo cartão amarelo no Mundial, Neymar poderá enfrentar o Chile, no próximo sábado, em Belo Horizonte. Mais uma chance para ele ser decisivo e buscar a rede - com dois gols contra Camarões, ele chegou a quatro e assumiu a artilharia da competição.

"As responsabilidades que eu assumo dentro de campo são de ajudar os meus companheiros, fazer gols, criar jogadas, auxiliar na marcação também. Não tem o jogador mais importante do time. Todos são importantes", concluiu o atleta de 22 anos.

Artilheiros da copa
4 gols
Neymar (Brasil)

3 gols
Benzema (França)
Enner Valencia (Equador)
Robben (Holanda)
Thomas Müller (Alemanha)
Van Persie (Holanda)

2 gols
Ayew (Gana)
Cahill (Austrália)
Dempsey (EUA)
Depay (Holanda)
James Rodríguez (Colômbia)
Mandzukic (Croácia)
Messi (Argentina)
Perisic (Croácia)
Suárez (Uruguai) 

Em alta

Fred
Jogador cresceu no conceito de Felipão, que elogiou sua postura em campo contra Camarões.


Tribuna do Norte