quinta-feira, 31 de julho de 2014

Prefeito, vice e vereadores de Rio do Fogo estão com Fátima


O prefeito do município de Rio do Fogo, Laerte Paiva, do DEM,  anunciou nesta quarta-feira (30) o apoio do seu grupo político à candidatura da deputada Fátima Bezerra para o Senado. Estiveram com ele, na ocasião, o vice-prefeito Gilmar Miranda (PCdoB), o presidente da Câmara Municipal, Márcio Cici (DEM), e os vereadores Josy (DEM), Raimundão (DEM), Nedre (PHS), Júnior Ferreira (PSDC) e Francisquinho (PROS).

Fátima também passa a contar com o apoio do ex-prefeito Túlio Paiva (DEM); do ex-vereador Isaac Gregório; e dos suplentes de vereadores Alessandro, Silvério Xavier, Chagas, Manuel Gabi (presidente do PT local) e Biduca; além dos secretários municipais Carla Vicência,  Pedro Paiva e Luís Bonifácio.

Assis Silva

'É preciso se dedicar', diz estudante da rede pública que domina 10 idiomas

João Vitor Martinez de Oliveira, de 18 anos, adora estudar outras línguas.
Jovem de Santa Lúcia fará intercâmbio na China após vencer concurso.


“Nada é impossível. Se você se dedicar, você aprende”. É dessa forma que o estudante de uma escola pública de Santa Lúcia (SP) João Vitor Martinez de Oliveira, filho de um metalúrgico e de uma dona de casa, explicou a facilidade que tem para aprender idiomas. Além do português, o jovem de 18 anos domina outras nove línguas na leitura e na escrita: espanhol, francês, inglês, italiano, alemão, russo, japonês, coreano e mandarim, língua oficial da China, país onde fará intercâmbio por seis meses a partir de agosto após ser aprovado em um concurso.

Aluno do Centro de Estudos de Línguas (CEL), na Escola Estadual João Manuel do Amaral, em Araraquara, Oliveira sempre frequentou escolas públicas onde aprendeu inglês e mandarim, mas aos 15 anos começou a estudar sozinho em casa. “Eu procurava músicas, textos, vídeos infantis com músicas do alfabeto para saber soletrar certas palavras e fui aprendendo. Depois treinava com amigos nativos que vinham fazer intercâmbio no Brasil, então, eu perguntava como se expressar no idioma deles com gírias como a gente também usa aqui”, relatou o jovem da pequena Santa Lúcia, cidade com 8,2 mil habitantes.

Segundo ele, o mandarim é a língua preferida. “É também a mais difícil, porque não tem alfabeto, é preciso conhecer o ideograma”, contou. A paixão pelo idioma é tão grande que ele foi aprovado em primeiro lugar na região central em um concurso promovido pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o Instituto Confúcio.

No próximo mês, ele embarca para Nanchang e ficará hospedado por seis meses na Universidade Jiangxi Normal University com tudo pago. O jovem também receberá ajuda de custo no valor de 1,5 mil iuenes, a moeda local (cerca de R$ 500). A única despesa dele será com as passagens aéreas, que custam cerca de R$ 3,5 mil ida e volta. O valor foi pago pelos pais.


Dedicação
Filho de um metalúrgico e de uma dona de casa, Oliveira tem uma irmã de 16 anos e outro de 23 e não se considera superdotado. “Tenho força de vontade, só isso. A maioria das pessoas não consegue aprender um idioma por falta de estudo”, explicou o jovem.

Apesar da dedicação, ele disse que estuda apenas uma hora por dia e que prefere conversar com os nativos que vêm ao Brasil aprender português. O contato permitiu que ele aprendesse com os estrangeiros até a cozinhar. “A culinária chinesa é fácil”, relatou.

Expectativa
Com a ajuda da internet, Oliveira frequenta as redes sociais chinesas e disse estar preparado para a nova aventura, apesar da ansiedade. “É um país com uma cultura totalmente diferente, então você tem aquele receio do choque cultural, mas estou confiante de que vai dar tudo certo”, disse.

Quando voltar, ele pensa em prestar vestibular para o curso de letras em alguma universidade pública. Um dos objetivos do estudante é se tornar professor de língua portuguesa na China. O outro é aprender grego.

A mãe do estudante disse que está contente com a novidade, mas triste porque o filho ficará mais de 17 mil quilômetros distante de casa. "Vai dar saudade, preocupação, mas acredito que vai dar tudo certo porque ele é responsável, se esforça, então ele merece”, afirmou a dona de casa.


G1

Conta de luz fica mais alta em 2015

A conta de luz deve ficar cerca de 2,6% mais alta no ano que vem. Em entrevista à Bandnews FM, o ministro interino de Minas e Energia,Márcio Zimmermann, diz que o aumento será diluído em três anos. Em 2016, o reajuste será de 5%, e em 2017, de 1,4%. O ministro garante ainda que o Brasil está livre de um racionamento elétrico. Sobre a estiagem, em especial no sudeste, Márcio Zimmermann destaca que outras regiões garantem o abastecimento elétrico dos estados: “O Brasil possui a vantagem de ter um sistema elétricointerligado do norte ao sul. São Paulo é uma cidade dependente de uma bacia, mas, enquanto ocorre a seca nessa região, chove na região sul. Então a região sul abastece a sudeste”.


Prefeitura adia liberação de viaduto

Por conta das chuvas que caíram em Natal, em junho e julho o consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes não conclui as obras do viaduto da rodovia federal BR-101, que tinha previsão para ser aberto hoje ao  tráfego de veículos. O secretário municipal adjunto de Obras Públicas e Infraestrutura, engenheiro Caio Múcio Pascoal, disse que as obras deve continuar  mais uns dez dias, motivo pelo qual, agora, a Semopi prefere não estabelecer mais uma data para a sua inauguração. 

“Os serviços que restam são justamente aqueles impossíveis de fazer com água”, disse ele. De acordo com as estatísticas da Gerência de Meteorologia da Empresa de PesquisaAgropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as precipitações pluviométricas que provocaram atraso na execução das obras do viaduto, ocorrerem em 42 dias dos últimos dois meses. Nos 30 dias de junho choveu 21 dias, mesmo número de dias chuvosos nos 31 dias deste mês.

O viaduto da BR-101 é o único equipamento do Complexo Viário Dom Eugênio de Araújo Sales que falta ser entregue ao trânsito de veículos entre as avenidas Salgado Filho e Prudente de Morais, em Lagoa Nova. Caio Pascoal disse que estão em  execução a pavimentação asfáltica sob o viaduto e em cima dele, bem como o recapeamento do trecho da BR-101.

Caio Pascoal explicou que após a sua conclusão, o viaduto vai permitir que os ônibus, cujo destino é a Zona Sul de Natal, passempor cima dele, caindo na marginal sem precisar entrar à direita, quando vêm do centro da cidade.

Segundo Pascoal, com a inauguração do viaduto, abre-se, ainda, outra rota de passagem dos veículos que vêm da avenida Prudente de Morais e da Zona Oeste e centro de Natal, com destino ao campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de onde podem seguir, também, para Ponta Negra, desafogando o trânsito à altura do  viaduto de Mirassol.

Na segunda-feira (28), o consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes já havia concluído as obras das passarelas da avenida Prudente de Morais e da rua Morais Navarro, enquanto no domingo (27) foi aberto ao trânsito o túnel da rua Raimundo Chaves, o único de mão dupla do complexo.

Extraoficialmente, operários das empreiteiras disseram que o viaduto seria entregue ao tráfego de carros na próxima quinta-feira, dia 7 de agosto, data que não foi confirmada pela Semopi. Até lá as obras seriam restritas mais à colocação do verniz e acabamento de massa, segundo os operários. Anteriormente, a prefeitura liberou ao trânsito de veículos no túnel que liga a avenida Capitão Mor Gouveia à avenida Prudente de Morais, no dia 15 de julho. A inauguração oficial do complexo viário, propriamente dita, ocorreu no dia 9 de junho, três dias antes do início da Copa do Mundo, período em que as obras paralisaram nos quatro dias de jogos da Copa do Mundo em Natal.


Tribuna do Norte

Miss RN 2014 será escolhida nesta quinta; conheça as candidatas


Vinte e cinco candidatas de diversos municípios do Rio Grande do Norte disputam nesta quinta-feira (31) o título de Miss RN 2014.  O concurso acontece a partir das 20, no Vila Hall.
Para conferir as fotos individuais de cada miss acesse: http://tribunadonorte.com.br/noticia/miss-rn-2014-sera-escolhida-nesta-quinta-conheca-as-candidatas/289111

Criança é atacada por tigre em zoológico no oeste do Paraná

CASCAVEL - Um menino de 11 anos foi atacado por um tigre na tarde desta quarta-feira, 30, no zoológico de Cascavel, no oeste do Paraná. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, o ataque provocou ferimentos graves no braço direito. A criança foi levada para o Hospital Universitário, onde passou por uma cirurgia de emergência. Segundo informações da TV Globo, o menino teve o braço amputado.

O menino estava em um local proibido no recinto dos felinos quando foi atacado pelo tigre, chamado Hu, que tem mais de  200 quilos. A criança estava visitando o zoológico municipal em companhia do pai, Marcos Antônio Rocha, 43 anos e do irmão, de 3 anos. Mesmo com os alertas dos visitantes, o pai teria ignorado os riscos que o filho corria. Uma família de Santa Catarina que visitava o zoo registrou o ataque em vídeo.

A imagem mostra o garoto alimentando os animais e ainda tenta acariciá-los. Em um desses momentos, o tigre o ataca mordendo o seu braço direito, que teve um corte profundo. Os socorristas do Corpo de Bombeiros foram acionados e chegaram em poucos minutos até o local, onde foram feitos os primeiros socorros.

O recinto dos tigres  é monitorado por guardas patrimoniais, mas a criança teria aproveitado o momento de ausência deles para avançar até a área proibida. O  pai do menino prestou esclarecimentos à Polícia Militar.

Marcos do Carmo Rocha poderá responder por lesão corporal grave e falta de cautela, um a vez que teria negligenciado o alerta das pessoas sobre o perigo que o filho corria em local proibido. Marcos e o filho de 11 anos são moradores de São Paulo e viajaram a Cascavel para visitar o menino de 3 anos, que mora na cidade com a mãe.

De acordo com informações do Hospital Universitário, a criança ferida permanece em estado grave. O Conselho Tutelar também acompanha o caso.

msn

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Procurador pede suspensão de auxílio-moradia para juízes

impacto financeiro da concessão de auxílio-moradia aos servidores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte é estimado em R$3.197.461,07  somente para o segundo semestre de 2014. No próximo ano, esse valor salta para R$ 6.744.791,83O. Os cálculos foram feitos com base nos vencimentos de 186 dos 212 membros ativos da corte que estão aptos a receber o benefício, instituído por resolução do tribunal no início de julho.

Apesar de os repasses ainda não terem começado, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MpjTCE) já contesta a medida. Ontem, na sessão do pleno do TCE, o procurador de contas Luciano Ramos apresentou petição em que pede a suspensão cautelar do benefício. Além disso, solicitou que o requerimento seja acrescido ao processo que analisa a concessão do benefício aos membros do Ministério Público Estadual. O processo do parquet está, atualmente, com o conselheiro relator, Gilberto Jales.

De acordo com a resolução   31/2014, de 9 de julho, todos magistrados que declararem inexistência de residência oficial do TJ no município em que está lotado podem solicitar a concessão do auxílio-moradia. A resolução não concede benefício aos membros que deixarem de residir na unidade de jurisdição, aos juízes substitutos e aos membros que moram em situação familiar com servidores que já recebem o benefício. O auxílio é calculado em 10% do valor bruto dos vencimentos. 

Para o procurador de contas, o benefício dos magistrados esbarra na mesma situação da verba destinada ao parquet estadual. Por não delimitar as regras para concessão do auxílio, o leque de beneficiados chega quase à totalidade dos membros da corte. De acordo com dados enviados pelo TJ ao MpjTCE, 87,74% dos membros.

Conforme documentos enviados pelo TJ, apenas 26 magistrados possuem autorização para residir fora da comarca. Ademais, ressalta-se que o TJRN não informou quantos magistrados são impedidos de receber o auxílio por conviver com outro membro que já o percebe”, diz a recomendação assinada pelo procurador.

Segundo o documento, 186 dos 212 membros ativos do tribunal podem solicitar o benefício. Até ontem, 156 pedidos haviam sido protocolados, segundo a assessoria de comunicação do tribunal. De acordo com o órgão, não há data para que os pedidos sejam analisados pela comissão da presidência do tribunal.

Na visão de Ramos, sem as delimitações o auxílio perde o caráter indenizatório e passa a constituir um aditivo na remuneração dos integrantes do judiciário, seguindo o mesmo caso do MPE. Seria, portanto, inconstitucional.

“A resolução do judiciário reproduz a do MP, excluindo também a resolução organizadora da corte que regulamenta uma ajuda de custo, mas não fala em auxílio moradia. Há uma absoluta irmandade entre as duas resoluções”, aponta Luciano Ramos.

Na representação, o procurador também ressalta que a Lei Orgânica da Magistratura (Loman) garante a concessão apenas de uma “ajuda de custo” aos magistrados, mas não o caracteriza como auxílio-moradia, tampouco fixa valor do benefício em 10% do vencimento bruto.  “O entendimento do MpjTCE é que a Loman não pode ser aplicada diretamente sem que o Poder Legislativo do Rio Grande do Norte tenha previsto em lei esta despesa”, afirma. Segundo ele, a resolução também vai de encontro à Lei de Organização Judiciária Estadual, que impede os magistrados da capital de receber ajuda de custo a título de moradia.



Tribuna do Norte

Samu terá medicamento que pode reduzir mortes por infarto

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passarão a contar com medicamentos trombolíticos, que podem diminuir em até 17% o número de mortes por infarto agudo do miocárdio. A portaria que incorpora o tenecteplase deverá ser publicada nos próximos dias.
O ministro da saúde, Arthur Chioro, que assinou ontem (28) a nova norma, ressaltou que as doenças do sistema circulatório são as que mais matam no Brasil. Segundo o coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin Passos, o tenecteplase é um medicamento aplicado de forma muito simples. Mesmo assim, as equipes serão treinadas.
“O infarto é a obstrução, o entupimento da artéria coronária, a artéria do coração. A partir do momento em que a artéria entope, o músculo do coração para de funcionar, o coração para de funcionar e a pessoa pode ter uma parada cardíaca. Com esse medicamento, o trombo se dissolve na hora, e o coração volta a ter circulação e não há parada cardíaca”, explicou Fogolin.

Furacão da CPI gasta R$ 72 milhões para ser deputada

Mais conhecida com “Furacão da CPI”, a ex-assessora parlamentar Denise Rocha pretende aproveitar a fama e gastar um bom dinheiro para se eleger à Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo DEM.
Denise informou à Justiça Eleitoral que planeja investir até R$ 72 milhões, nos próximos meses. O valor é maior do que a previsão de gastos do atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que lidera a previsão de investimentos, com R$ 70 milhões. O patrimônio da candidata, porém, ainda não foi informado

Robson Pires

Número de pastores candidatos cresce 40% em 2014

As eleições deste ano contarão com 270 candidatos que se declararam pastores, um crescimento de 40% com relação ao pleito de 2010 –quando 193 pessoas disseram ocupar o cargo. Além disso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou a candidatura de 32 bispos (25% a menos do que em 2010) e 16 padres (30% a menos).
O PSC lidera a indicação de sacerdotes: são 37 clérigos evangélicos –um deles é o pastor Everaldo, que disputa a presidência da República pelo partido. Nas últimas pesquisas Datafolha e Ibope, ele estava em quarto lugar com 3% das intenções de voto. Os partidos de esquerda lideram as indicações de párocos católicos: o PT conta com cinco padres, e o PC do B, com três. Nenhum candidato adotou o termo rabino ou imã.

Laje de prédio do governo em construção desaba e fere três operários

A laje do prédio que está em construção e que abrigará o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, próximo a Escola Duarte Filho, no Núcleo Habitacional Walfredo Gurgel, em Mossoró/RN, desabou no final da manhã desta terça-feira, 29 de Julho, deixando três trabalhadores com sérios ferimentos.

Segundo informações de pessoas presentes ao local no momento do acidente, os operários realizavam o enchimento de uma laje e a estrutura de escoramento não suportou e peso, causando assim o desabamento e ferindo os trabalhadores.

Antônio Neves Souza, 50, e Wellington Martins Nogueira, 38, sofreram traumas na cabeça e na região do tórax, enquanto que Paulo Roberto da Silva, de 42 anos, sofreu traumas no tórax, na cabeça e nos membros inferiores.

A construção do centro educacional já vem se arrastando há 3,5 anos e é de responsabilidade do Governo do Estado do RN. Todas as vitimas são operários da obra e receberam os primeiros socorros no local do acidente através das equipes da Samu e do Corpo de Bombeiros.

Assis Silva

Ministério Público apura denúncia de venda de liminares por juízes de Ceará-Mirim

O Ministério Público do Rio Grande do Norte está apurando uma denúncia sobre possíveis vendas de liminares pelo juiz da 1ª Vara Cível de Ceará-Mirim, José Dantas de Lira. Na manhã desta terça-feira, o MPRN, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECCO) e Polícia Militar, deflagrou uma operação de busca e apreensão em três municípios da região metropolitana: Parnamirim, Ceará-Mirim e Natal.

De acordo com o MPRN, há indícios de que o juiz atuava com mais quatro pessoas em um esquema de corrupção. Segundo a denúncia, feita por uma pessoa participante do esquema, ele concede liminares para abertura de crédito consignado em troca de favorecimento de dinheiro. Os envolvidos foram identificados como os advogados José Dantas de Lira Júnior, filho do juiz, e Ivan Holanda Pereira, além do corretor de empréstimo Paulo Ayres Pessoa e um servidor judicial que não teve o nome divulgado.


TN online

terça-feira, 29 de julho de 2014

Grave acidente próximo ao trevo de Touros com uma vítima fatal

Ford Fiesta totalmente destruído(foto:cedida)


Um  grave acidente ocorreu nesta segunda-feira(28) no trevo de acesso a cidade de Touros, envolvendo um caminhão e um Ford Fiesta.  O condutor do Fiesta, Heriberto do Nascimento Pacheco, mais conhecido como “Betinho”, de 41 anos, ex-funcionários da loja Flávio Eletromóveis e que atualmente trabalhava na empresa Potiporã, veio a óbito no local.

Segundo informações Betinho trafegava no sentido Touros-Natal na BR 101 – norte, nas proximidades da localidade de Cachoeirinha no km 8. A morte de Betinho comoveu a cidade de Touros nesta tarde de segunda-feira. O veículo que dirigia com o impacto da batida virou um amontoado de ferro retorcido. Este é o segundo acidente no local, onde a população ja solicitou ao DER para os buracos sejam tapados.

Touros em Foco

Jornal norueguês destacou participação de jovens potiguares em campeonato mundial

A delegação de atletas e autoridades de Campo Redondo, que representam o estado no Campeonato Mundial de Clubes, foi destaque em jornal norueguês. A publicação noticiou a ida dos jovens até a cidade de Oslo e a maneira como receberam o convite. Tudo partiu de um empresário norueguês que fez investimentos no Rio Grande do Norte e conheceu integrantes da equipe que joga futebol.
“Em 2005 Janken Fensholt e sua esposa Marianne compraram um apartamento no Brasil. Foi o início de uma história de amor entre uma parede e um norueguês brasileiro, e, atualmente, o último capítulo é impresso nestes dias na capital da Noruega”, diz um trecho da publicação. O jornal conversou com alguns dos jovens e estampou no seu caderno especial de esportes, inúmeras fotos e uma ampla reportagem. Em um dos destaques o empresário Janken, conta como foi cativado pelos jovens. “Eles estão felizes, em nossos olhos, pouco têm. Trata-se, simplesmente, de um grupo de pessoas felizes. É por isso que eu faço”.

Robson Pires

Lei anticorrupção: aprovada mas não pega ninguém

Em vigor há seis meses, a lei federal que pune empresas por atos de corrupção não foi regulamentada até hoje.
Sem essa regulamentação, e com pouco tempo de vigência, a chamada Lei Anticorrupção ainda não “pegou”: levantamento do GLOBO nos Ministérios Públicos Federal e estaduais, na Procuradoria Geral da República e na Controladoria Geral da União (CGU) mostrou baixo número de investigações baseadas na nova legislação, e ainda nenhuma punição.

Robson Pires

No colchão: candidatos guardam 269 milhões em casa


Para acompanhar a rotina dos políticos, o brasileiro precisa suprimir dos seus hábitos o ponto de exclamação. No universo da política, o espantoso vai adquirindo uma doce, persuasiva, admirável naturalidade. Repare: 7,7% dos cerca de 25 mil candidatos às eleições de 2014 informaram à Justiça Eleitoral que guardam dinheiro vivo em casa. Juntos, mantêm longe do sistema bancário R$ 269,7 milhões.
A turma do colchão inclui 33 endinheirados que conservam ao alcance das mãos quantias superiores a R$ 1 milhão. A fortuna domiciliar desse grupo soma R$ 50,5 milhões. Os campeões da grana viva são dois candidatos à Câmara federal. Marinalvo Rosendo (PSB-PE) disse manter em casa R$ 3,8 milhões. Fernando Torres (PSD-BA) informou que tem “em mãos” R$ 3,2 milhões.

Robson Pires

Vítima de golpista em São Miguel será indenizado por banco

O juiz Felipe Luiz Machado Barros, da Comarca de São Miguel, condenou o Banco do Bradesco Financiamento S.A ao pagamento de R$ 3 mil, a título de indenização pelos danos morais sofridos, ser acrescido de juros e correção monetária, em virtude de anotação restritiva junto ao SPC, realizada de forma indevida.
O cidadão afirmou nos autos que tentou efetuar compras no comércio local mas teve o seu crédito negado diante da existência de anotação restritiva junto ao SPC, realizada pelo Banco Bradesco diante de um financiamento no valor de R$ 33.808,32 referente ao título nº 3667031218 junto àquela instituição financeira.
Alegou que jamais celebrou qualquer negócio jurídico com o Bradesco, razão pela qual é indevida a cobrança especificada nos autos. Requereu, em caráter liminar pela retirada de seu nome dos cadastros restritivos de crédito, sob pena de multa diária e no mérito pela condenação ao banco para pagar indenização por danos morais.
Por sua vez, o Banco Bradesco reconheceu que o caso alegado nos autos trata-se realmente de uma fraude ocasionada por um terceiro, e que agiu em consonância com as normas e princípios legais, não devendo ser responsabilizado pelas consequências havidas em decorrência da conduta ardil de terceiro.

Dois homens são executados dentro de um carro em Ceará-Mirim

Dois homens foram executados, no início da tarde desta segunda-feira (28), no distrito de Brogodó, na cidade de Ceará-Mirim. As vítimas foram perseguidas por outros dois homens em uma motocicleta. Os bandidos se aproximaram e atiraram várias vezes de pistolas.
O crime, de acordo com a polícia, foi registrado por volta das volta das 13h. As vítimas foram identificadas preliminarmente como Edvânio e Marcones. Eles tinham acabado de sair do Fórum de Ceará-Mirim, onde Edvânio tinha ido resolver questões referentes a um processo que respondia.
O capitão Harisson, comandante do Policiamento em Ceará-Mirim, informou ao Portal BO que Marcones não tinha nenhum processo e nem passagem pela polícia. Ele pode ter morrido apenas por estar na companhia de Edvânio no momento errado.
Os dois corpos foram levados para o Instituto Técnico-Científico de Polícia, onde passarão por necropsia e vão aguardar identificação oficial e liberação. Até o momento, nenhum suspeito foi localizado.

PortalBO

Jô é internado e Rede Globo reapresentará programas

São Paulo - O apresentador Jô Soares, de 76 anos, está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a noite de sexta-feira, a princípio para ações preventivas de saúde. De acordo com a assessoria de imprensa da Rede Globo, ele mesmo teria decidido se internar. Sob os cuidados do médico Drauzio Varella, o apresentador realiza no momento uma bateria de exames. No início da noite foi divulgado um boletim médico informando que o paciente tem infecção pulmonar, que vem sendo tratada com antibióticos e deve resultar em alta médica nos próximos dias.

De acordo com a produtora do programa, Anne Porlan, o apresentador foi medicado assim que chegou ao hospital. “Ele está bem e se recuperando rápido”, disse. Ele está em companhia da esposa, Flávia Soares.

Em razão da internação, o Programa do Jô desta semana reprisa antigas entrevistas, a começar por um tributo a Ariano Suassuna, morto na semana passada. Ontem seria reapresentada a entrevista do escritor ao programa, gravada em 2007, quando ele completou 80 anos de idade.

Líder de audiência nos finais de noite quando estava no SBT entre 1988 e 199, Jô voltou à Rede Globo em 2000 para apresentar seu talk show. Em 2010, a produção do programa aproveitou a sucessão presencial para fazer uma rodada de conversas com repórteres e comentaristas políticas da casa e convidadas - as meninas do Jô, uma vez por semana. O tom do programa, predominantemente de oposição ao governo recebeu críticas de setores da esquerda.

Sem apresentar novidades ao longo do tempo  - e indo ao ar cada vez mais tarde -, o programa foi perdendo interesse. Neste ano, as concorrentes Band e SBT estrearam programas de entrevistas na mesma faixa de horário. A briga pela audiência de 5 pontos no horário alternade acordo com os entrevistados. Num dia Jô lidera, em outro quem fica em primeiro lugar é Danilo Gentili, do SBT.

Desde que voltou das férias forçadas em razão da Copa do Mundo, Jô entrevistou  personagens como o escritor Ruy Castro, o ator Juca de Oliveira  atriz Jacqueline Bisset.


Tribuna do Norte

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Nível do principal reservatório de SP pode ficar negativo em 30%

Estadão – A proposta da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para retirar uma segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira, sem reduzir a vazão captada, pode deixar o nível do principal manancial paulista no vermelho em até 30% para o início de 2015.
A concessionária busca aval dos órgãos gestores para captar mais 116 bilhões de litros da reserva profunda dos reservatórios, além dos 182,5 bilhões que começaram a ser sugados em junho e devem acabar entre outubro e novembro.

Eleições 2014: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

No dia 5 de outubro, mais de 141 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para eleger os governadores de seus estados. De acordo com o TSE, 171 candidatos vão concorrer a 27 vagas de governador – com uma concorrência de 6,3 candidatos por vaga. Nas eleições deste ano, cinco cargos estão em disputa. Além de governador, o eleitor brasileiro poderá eleger presidente, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal).
De acordo com a Justiça Eleitoral, dos 171 candidatos ao governo dos estados, 42 (24,5% do total) tem entre 50 e 54 anos e 79,5% (136) concluíram curso superior. A profissão mais comum entre os candidatos é a de advogado. O partido que mais indicou candidatos aos governos estaduais é o PSOL (27), seguido pelo PMDB (18) e pelo PT (17).

Jovem é morto em tiroteio durante festa de rua em Pajuçara

Um jovem de 15 anos foi morto e duas pessoas ficaram feridas na noite deste domingo (27) durante uma festa de rua, organizada por moradores, em homenagem ao aniversário do conjunto Pajuçara 2, na zona Norte de Natal. Os detalhes sobre o tiroteio e o desespero das famílias presentes foram relatados, no Twitter, pela deputada estadual Márcia Maia (PSB), uma das convidadas para a festa. A Polícia Militar informou que prendeu o suspeito e ele confessou a autoria do crime. Seu nome não foi revelado. 

"Famílias inteiras, crianças, idosos, mulheres acompanhavam uma apresentação cultural quando tiros começaram a ser disparados. Em poucos minutos, o desespero tomou conta dos mais de 1,5 mil presentes. Barracas derrubadas e até um carrinho de bebê deixado para trás", contou a deputada.

De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 22h, durante a festa, na rua Osório de Almeida. O suspeito teria se aproxima do rapaz e efetuado diversos disparos. Pouco depois, policiais militares realizaram diligências e prenderam o suposto assassino. Com ele, foram encontrados 34 pedras de crack e um revólver calibre 38, descarregado. 

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep), no bairro da Ribeira, zona Leste de Natal. Já o suspeito está detido no Centro de Detenção Provisória de Pirangi, na zona Sul da capital potiguar. 

A festa é realizada há nove anos. Márcia disse que na sexta-feira não havia policiamento e que neste domingo apenas uma viatura fazia a segurança. A deputada também lembrou que as estatísticas policiais registram mais de mil homicídios no Rio Grande do Norte em 2014. "Falta estrutura à polícia, policiais nas ruas, políticas públicas sociais.”

Márcia disse que o Rio Grande do Norte precisa reagir a esta "guerra sem fim e prometeu levar o caso ao plenário da Assembleia Legislativa. "É um desabafo, meus amigos, porque essa sensação de impotência é aterrorizante. Vamos reunir os deputados e buscar ação urgente, imediata."


Tribuna do Norte