quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Termina nesta quinta-feira o prazo para se inscrever no ProUni

Termina nesta quinta-feira (29) o prazo para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições podem ser feitas pela internet, na página do programa. Também hoje, os candidatos têm acesso às últimas notas de corte. Até a noite de ontem, o ProUni registrou 1.196.340 inscritos. Administração era o curso mais procurado, com 230.657 inscrições, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC).

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 2 de fevereiro. Os selecionados deverão comparecer às instituições para comprovar as informações prestadas na inscrição de 2 a 9 de fevereiro. No dia 19 será divulgado o resultado da segunda chamada. Aqueles que não forem selecionados, poderão participar da lista de espera nos dias 2 e 3 de março.

O programa oferece bolsas no ensino superior privado com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, serão ofertadas 213.113 bolsas – 135.616 integrais e 77.497 parciais. As bolsas serão para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

Uma vez por dia, o ProUni calcula a nota de corte, que é a menor pontuação exigida para ficar entre os prováveis pré-selecionados de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total dos candidatos inscritos, por modalidade de concorrência. O candidato que desejar pode mudar de opção até o final do período de inscrição.

De acordo com o MEC, a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição, não sendo uma garantia de pré-seleção à vaga oferecida. A nota de corte pode ser consultada no portal do ProUni no link Pesquisar bolsas.

Podem concorrer às bolsas estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. É preciso ainda comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos.

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Enem de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior.

Professores do quadro permanente da rede pública de ensino que concorrerem a cursos de licenciatura também podem participar do ProUni. Nesse caso, não é necessário comprovar a renda.

Veja os cursos mais procurados no ProUni:
1. Administração - 230.657
2. Direito  - 208.095
3. Pedagogia  - 119.214
4. Engenharia civil  - 115.544
5. Ciências contábeis - 107.779
6. Psicologia - 95.394
7. Enfermagem - 93.161
8. Educação física - 91.158
9. Fisioterapia - 70.922
10. Serviço social - 65.186

Morador de Rua é morto a pauladas e suspeito fica ferido e acaba preso

Um morador de rua morreu a pauladas, no final da tarde desta quarta-feira (28), no bairro de Candelária, na zona Sul de Natal. Ele teria entrado em luta corporal com outro morador de rua, que ficou ferido, tentou fugir, mas acabou detido por policiais da Delegacia de Homicídios.

Os policiais apuraram no local, nas imediações do Natal Shopping, que os moradores de rua possivelmente começaram a discutir pela disputa do ponto para ficarem na rua. Com isso, acabaram iniciando uma briga.

Um deles estava armado com uma faca e outro com um pedaço de pau. O morador de rua que morreu foi atingido por várias pauladas na cabeça e acabou caindo sem vida em via pública. Já o outro foi atingido por golpes de faca, mas conseguiu correr.

Já em Potilândia, ele foi localizado pelos agentes da Delegacia de Homicídios. O homem, que ainda não teve o nome divulgado, foi levado para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho. 


Pòrtalbo.com

Rio Grande do Norte é o 6º estado do país com mais homicídios de adolescentes

O Rio Grande do Norte é o 6º estado do Brasil que mais mata jovens entre 12 e 18 anos. É isso que mostra a pesquisa divulgada ontem pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Laboratório de Favelas e o Laboratório de Análises de Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

As informações se referem a cidades com ao menos 100 mil habitantes e apontam que no Brasil serão registrados mais de 42 mil homicídios de adolescentes de 12 anos a 18 anos entre 2013 e 2019. A pesquisa analisou dados de 2012 para compor o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), que estimou 3,32 mortes para cada mil habitantes nessa faixa etária.

De acordo com as informações da pesquisa, dos cinco piores estados para um adolescente viver, quatro são nordestinos. O estado brasileiro com maior número de homicídios de adolescentes é Alagoas, com média de 8,82, seguido por Bahia (8,59), Ceará (7,74), Espírito Santo (7,15) e Paraíba (6,04). O RN ficou na sexta posição, com média de 5,80.

MPF em Assu quer ponto eletrônico e divulgação das jornadas de profissionais do SUS

Recomendações foram enviadas a 20 prefeituras do Vale e incluem também a utilização do Banco de Preços em Saúde para as compras feitas pelos municípios

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu emitiu duas recomendações aos prefeitos de 20 cidades do Vale do Açu. A primeira requer a instalação, em 60 dias, de registro eletrônico de frequência para os servidores vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a divulgação dos horários de atendimento dos médicos e odontólogos. 

Já a segunda é voltada para que prefeituras utilizem o Banco de Preços disponível no portal do Ministério da Saúde na internet, antes de qualquer nova aquisição de medicamentos e insumos de saúde.

Autor das recomendações, o procurador da República Victor Queiroga ressalta que o controle social é princípio fundamental para as atividades de saúde pública no Brasil. Sendo assim, informar à população sobre o horário de atuação dos servidores do SUS, bem como buscar melhores condições para aquisição de medicamentos e insumos, integram obrigações do poder público em relação à sociedade.

Seca também prejudica atividade pesqueira

Além de solicitar o apoio do Senado aos pescadores na luta pela manutenção dos direitos e das regras do seguro defeso, Abraão Lincoln pediu socorro ao senador Renan Calheiros no sentido de sensibilizar o Governo Federal para a prorrogação do estado de calamidade pública no Nordeste por conta da seca. 

O presidente da CNPA explicou que não somente os agricultores, mas os pescadores estão sendo castigados pela falta de chuvas, uma vez que os principais reservatórios e açudes estão secando. 

A situação no Nordeste é dramática. Reduz o nível dos nossos reservatórios e também a produção pesqueira. Não tem peixe nem pra comer em alguns casos”, destacou o presidente da CNPA, lembrando que o Governo Federal, em casos de CALAMIDADE, pode lançar mão de medidas emergenciais de apoio aos pescadores. “Os pescadores contam com todo o nosso apoio. Seremos mais uma vez em defesa destes pleitos”, assegurou o presidente do Senado.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Herança maldita!


Calçadão cede e cratera se abre na orla da Praia dos Artistas

Parte do calçadão da Praia dos Artistas cedeu e uma grande cratera se abriu em plena orla. O incidente foi registrado no final da manhã desta terça-feira (27) nas proximidades do shopping de artesanato.

De acordo com informações do agente de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), João Batista Monteiro, a área foi isolada para evitar maiores acidentes. Uma pessoa que passava pelo local, logo após a abertura da cratera chegou a cair, mas não sofreu ferimentos graves.

Segundo o oficial da STTU, uma equipe de engenheiros foi ao local para vistoriar a área. Após análise das causas, outras equipes serão enviadas ao local para iniciar os serviços de reparos.

Portalnoar.com

Operação Duas Rodas flagra 35 condutores em situação irregular

Uma Operação do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual da Polícia Militar, denominada “Operação Duas Rodas”, foi realizada das 10h:30 às 12h:30 desta terça-feira, 27 de janeiro, no Posto do CPRE da Ponte de Igapó, Zona Leste de Natal. 

Na Operação foram flagrados 35 condutores em situação irregular, onde 25 por não ser habilitado, estar com a documentação do veículo atrasada ou não estar portando documento atual e 10 por não estar com o retrovisor inadequado para a condução do veículo. 25 veículos foram removidos ao pátio do DETRAN-RN, entre motocicletas e ciclomotores.

Sesap confirma dois casos de gripe H1N1 em Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), divulgou nesta terça-feira (27) o boletim com a situação epidemiológica do vírus influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte no ano de 2014. 

Os números são referentes a Semana Epidemiológica 53, com dados contabilizados até 03 de janeiro de 2015. Entre os meses de janeiro a dezembro de 2014 o Instituto Evandro Chagas (Belém-PA), laboratório de referência para o processamento das amostras coletadas, emitiu 171 laudos de casos suspeitos para Influenza, tendo sido apenas 02 confirmados para Influenza A (H1N1). 

Os dois casos confirmados de Influenza A (H1N1) são do município de Mossoró, sendo que um evoluiu para óbito e outro recebeu alta e passa bem. 

A maioria das hospitalizações registradas por doenças respiratórias no Rio Grande do Norte são de pessoas residentes em Natal. A faixa etária mais acometida é a de menores de 01 ano de idade, apresentando um percentual de 43,1%, seguida pela faixa de 01 a 04 anos de idade com 24,3% dos casos.


Assis Silva

Quadrilha explode agência do Bradesco em São Pedro

Uma quadrilha explodiu na madrugada desta quarta-feira (28) o caixa eletrônico da agência doBradesco do município de São Pedro, na região Agreste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos levaram todo o dinheiro do local e atiraram contra o prédio destacamento da corporação na cidade.

Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 2h. A força da explosão deixou a agência completamente destruída. Após levarem o dinheiro, os assaltantes atiraram contra o prédio da Polícia Militar e para o alto, atingindo um IMÓVEL da região.

Quinto caso em nove dias
Essa foi a quarta agência do Bradesco alvo da ação dos criminosos no Rio Grande do Norte em 2015. O primeiro caso aconteceu na terça-feira, dia 20, Durante a madrugada, criminosos explodiram a agência de Serra Caiada e levaram a maior parte do dinheiro do local, fugindo por uma estrada que dá acesso ao município de Boa Saúde.

segundo caso ocorreu na madrugada da última quinta-feira (22) em Paraú, na região Oeste. Na ocasião, a quadrilha levou todo o dinheiro que estava no caixa eletrônico. De acordo com a polícia, pelo menos seis homens participaram da ação.

terceiro crime do tipo aconteceu no domingo (25) na cidade Messias Targino, também na região Oeste. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos saíram atirando pela cidade após o crime. Os bandidos conseguiram levar parte do dinheiro, mas não se sabe o valor roubado. No mesmo dia, uma quadrilha arrombou (25) caixas eletrônicos de uma fábrica no município de Macaíba, na região metropolitana de Natal. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos usaram um maçarico para ter acesso ao dinheiro do terminal.


Tribuna do Norte

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Atolados!


Touros: Corpo de mulher é encontrado próximo ao Mercado Público

O corpo de uma mulher foi encontrada na manhã desde domingo(25, debaixo de uma banca de feira, próximo ao mercado público da cidade de Touros, no litoral norte do Estado.

Segundo informações o corpo apresentava sinais de que teria sido violentada sexualmente e após o ato a mesma teria sido estrangulada. O corpo estava quase sem roupas.

A perícia do ITEP foi acionada, fez a remoção do corpo para os procedimentos de praxe, mas como a mesma não tinha nenhum documento, não foi identificada.

Informações do blog Touros em Foco relatam que um suspeito do crime foi preso pela polícia de Touros.

MEC abre prazo de inscrição para o ProUni

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (26) as inscrições para bolsas de estudo em faculdades particulares da primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni). A inscrição deve ser feita no site do Prouni. O prazo vai até as 23h59 do dia 29.
 
São ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Ao todo são bolsas de 30.549 cursos em 1.117 instituições de ensino superior privadas. O Prouni é uma alterativa para os alunos que não são aprovados nas universidades públicas pelo Sisu. 

O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

MEC divulga nesta segunda resultado do SISU

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (26) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na página do programa. Os candidatos selecionados devem procurar a instituição de ensino para fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro.

Nesta ano, haverá apenas uma chamada. Os candidatos que não foram selecionados poderão participar da lista de espera, também a partir de hoje, na página do Sisu. O prazo para que isso seja feito é até o dia 6 de fevereiro. O estudante somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção. Os candidatos em lista de espera deverão procurar as instituições de ensino a partir do dia 11 de fevereiro para acompanhar o processo de seleção.
 
O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Enem em 2014 e não ter tirado 0 na redação. Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos em 128 instituições.

Touros: Secretário de Assistência Social sofre acidente automobilistico

Após acompanhar artesãos tourenses que participam da 20ª FIART-Feira Internacional de Artesanato, que acontece no Centro de Convenções, em Natal, o secretário de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, Laércio Cardoso de Lima, foi vítima de acidente automobilístico, neste sábado(24), por volta das 23h30, na BR 101. 

Segundo Lércio, “uma caminhonete invadiu a contramão, não sei por qual motivo. Só sei, que, para não bater de frente, tive que usar o acostamento. Perdi o controle e capotei duas vezes”, explicou.

O secretário, que vinha acompanhado de duas artesãs, foi socorrido por um desconhecido que viajava para Recife e ligou para o SAMU. O secretário considera um milagre, já que ele e as outras duas vítimas passam bem apesar do airbag do carro não ter funcionado.


Touros 1501

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Prefeito Laerte Paiva e a primeira Dama Shirlene, prestigiam comemoração do aniversário de Caiçara do Rio do Vento

Um show pirotécnico com duração de quase 20 minutos e um bolo gigante de 5.2 metros também fizeram parte das comemorações dos 52 anos de emancipação política do município de Caiçara do Rio do vento, na noite desta segunda-feira(19).  

Com os populares cantando o tradicional ‘parabéns pra você’, fogos de artifícios iluminaram o céu de Caiçara sob os olhares atentos dos seus moradores. No mesmo instante, um bolo gigante era servido os populares que se encontravam ao lado da igreja.

Prefeitas dos municípios de Jardim de Angicos(Suely Fonseca), São Miguel do Gostoso (Fafá Dantas) e Maxaranguape(Neidinha), além dos prefeitos:  Benes Leocádio(Lajes) e Laerte Paiva(Rio do Fogo) prestigiaram a festa promovida pela prefeita anfitriã, Ceiça Lisboa.


Rio do Fogo News

A Prefeitura Municipal de Rio do Fogo, por meio da Secretaria de Obras comerçou a recuperação de todas as estradas do conjunto Zumbi

A Prefeitura Municipal de Rio do Fogo, por meio da Secretaria de Obras está concluindo nos últimos dias a recuperação de todas as estradas do conjunto Zumbi. o Prefeito Laerte Paiva lembra que com muito esforço foi possível recuperar pontos críticos que nunca foram recuperados.

Rio do Fogo News

Termina às 22h59 desta quinta-feira prazo de inscrição no Sisu

Esta quinta-feira (22) é o último dia para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tiraram 0 na redação podem se candidatar a vagas no ensino superior público na página do Sisu até as 22h59 (horário local, 23h59 em Brasília). As notas de corte podem ser consultadas no sistema. Elas não garantem a vaga ao candidato, são apenas uma referência.

Segundo o último balanço do Ministério da Educação, até a noite desta quarta (21), 2,3 milhões fizeram a inscrição. A recomendação é que os interessados não deixem para a última hora. Em 2014, aproximadamente 6,2 milhões fizeram o Enem.

Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. O resultado será divulgado no dia 26. Os candidatos que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.


Com informações da Agência Brasil

Trio mata adolescente de 15 anos a facadas na praia de Ponta Negra

Após o registro de sete assassinatos entre a terça (20) e a quarta-feira (21), mais um homicídio foi registrado no rio Grande do Norte. Desta vez, a vítima foi um adolescente de 15 anos, morto a facadas na madrugada desta quinta (22) no calçadão da praia de Ponta Negra, principal ponto turístico da capital potiguar. Três homens foram presos suspeitos de participação no crime, segundo a Polícia Militar.

De acordo com a PM, a vítima foi identificada como Igor Felipe Santos Dias. O adolescente teria se desentendido com os três rapazes suspeitos, sendo esfaqueado pelo trio.

Ainda segundo a polícia, dois dos suspeitos foram detidos momentos depois do assassinato, nas imediações da praia de Ponta Negra. Já o terceiro homem foi pego pela PM já na manhã desta quinta.

O corpo do adolescente morto foi encaminhado para o Instituto Técnico0-Científico de Polícia (Itep-RN), no bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal. Já os homens presos foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária


Tribuna do Norte

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Campus João Câmara oferta 40 vagas para cursos de nível superior para ingresso no semestre 2015.1

O IFRN Campus João Câmara está ofertando 40 vagas para cursos de nível superior com ingresso para o semestre 2015.1, das quais 20 são para o Curso de Licenciatura em Física e as outras 20 para o Curso de Energias Renováveis.

O Processo Seletivo é regido pelo Edital 0001/2015 -PROEN/IFRN e utilizará, para classificação dos candidatos, as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da edição 2014, sendo conduzido por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação. 

As inscrições no SiSU serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SiSU, no sítio eletrônico http://sisu.mec.gov.br e ficarão disponível para os estudantes no período de 19 a 22 de janeiro de 2015. (ifrn/jc)

Filha de ex-prefeita do município de Galinhos morre em acidente

Um acidente de trânsito na manhã dessa terça-feira (20), na RN que liga a BR 406 a cidade de Galinhos no litoral potiguar, vitimou a senhora Gorete filha da ex-prefeita daquele município Jardelina do Vale Pereira.

O acidente aconteceu por volta das 9h30 quando a família se deslocava de Galinhos até a cidade de Ceará Mirim, o carro tipo Fiat Uno que era dirigindo pelo esposo da vitima que perdeu o controle do veículo em uma reta, vindo a descer a pista e dando algumas capotadas ficando em um barranco no sentido contrário do destino do casal, além do casal vinha no carro também uma filha.

A filha da ex-prefeita ainda foi socorrida até ao hospital de Jandaíra, aonde venho a óbito devindo as pancadas sofridas no acidente, segundo informações ela teria sido jogada para fora do carro e não resistiu as fortes pancadas. 
Eurípedes Dias

Juros mais altos


João Câmara e mais 15 prefeituras ficam com saldo zero de FPM

Dezesseis prefeituras do Rio Grande do Norte registraram, pela segunda vez em 2015, saldo zero nas respectivas contas bancárias destinadas à movimentação dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Na primeira parcela, depositada no dia 9 passado, um total de 38 prefeituras havia ficado com saldo zero. A primeira parcela do FPM deste mês janeiro ficou 31,5 por cento abaixo da primeira parcela de janeiro de 2014.

Os recursos referentes à segunda parcela do FPM de 2015 foram depositados pela Secretaria do Tesouro Nacional na noite de ontem, 19, nas contas das prefeituras. O saldo zero é registrado quando, deduzidas as contribuições para as áreas da Saúde, Educação e Pasep, os recursos são insuficientes para arcar com as contribuições previdenciárias.

Ficaram com saldo zero pela segunda vez em janeiro as prefeituras dos seguintes municípios: Alto do Rodrigues, Areia Branca, Baraúna, Canguaretama, Extremoz, Governador Dix-sept Rosado,João Câmara, Maxaranguape, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Pureza, Santo Antônio e São José de Mipibu.

Equipe do Walfredo Gurgel trabalha para desafogar corredores

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) por meio da direção do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) tem estimulado desde segunda-feira (19), a intensificação de visitas multidisciplinares em setores assistenciais da unidade hospitalar. 

A atividade consiste no acompanhamento diário da evolução do quadro de saúde dos pacientes, através de visitas mais constantes aos leitos de corredores, observação e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do Pronto Socorro Clóvis Sarinho e os cinco pavimentos de enfermaria do HMWG. 

Os profissionais têm como missão, tentar acelerar a realização de procedimentos e exames que porventura estejam pendentes, dependendo de algum agendamento ou autorização, em outras unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso também contribuirá para que o paciente receba uma assistência mais qualificada e, possivelmente, venha a ter uma alta mais rápida”, explica a diretora.

21 Maternidades serão reformadas com recursos do RN Sustentável

O secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, autorizou na tarde de hoje (20), após reunião com a Unidade Executora Setorial (UES/Sesap), a execução das obras de reformas e adequações de 21 maternidades filantrópicas, municipais e estaduais nas oito regiões de saúde do estado, que foram contempladas com recursos advindos do Projeto RN Sustentável. 

Segundo a gerente do projeto na Sesap, Ana Beatriz Petta, as obras já estavam aptas a serem realizadas, mas precisavam do aval do novo gestor da Saúde estadual. Após ouvir a explanação de todo o projeto, o secretário anunciou que a previsão para início das obras é para os próximos 40 dias.           

As 21 maternidades que receberão as obras são divididas regionalmente, sendo escolhidas de acordo com os indicadores materno-infantis no estado, bem como na observação dos vazios existentes na rede maternidade infantil no estado. A UES do Projeto RN Sustentável já está elaborando um cronograma para apresentação total das ações previstas no Projeto RN Sustentável no setor de Saúde e seus investimentos previstos.           

A relação dos municípios, cujas maternidades (filantrópicas, municipais e estaduais) foram contempladas é a seguinte: Macau (02), Natal, Caraúbas, Almino Afonso, Pau dos Ferros, Lajes, Santana do Matos, Angicos, Assu, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, João Câmara, São José de Mipibu, Goianinha, Santo Antônio, São Paulo do Potengi, Jucurutu, Caicó, Parelhas e Currais Novos. 

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

2ª Cavalgada da Amizade em Punaú foi sucesso




Chuva forte provoca alagamentos em ruas e derruba árvore em Natal

As fortes chuvas que caem em Natal desde a noite deste sábado (17) provocaram alagamentos em várias ruas da cidade. Uma árvore caiu na rua Desembargador Jaime Jener de Aquino, em Ponta Negra, bairro da Zona Sul. A previsão é de que chova ainda nos próximos dias na cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, mesmo com a chuva forte, não há registros de desabamentos ou de soterramentos em Natal.

A avenida da Integração, na Zona Sul, ficou alagada. "Esse ponto sempre alaga quando chove. É uma pena isso acontecer. Se é conhecido o problema, já era para ter sido solucionado", falou o taxista Paulo Soares.

Devido às chuvas, a Polícia Rodoviária Federal alerta aos motoristas que redobrem a atenção ao pegar a estrada. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão de prontidão para o caso de as chuvas persistirem em Natal.
Do G1/RN

UFRN oferece mais de 6 mil vagas de graduação pelo sistema SISU

O prazo para inscrição dos candidatos às vagas do ensino superior oferecidas pelo Sistema Nacional de Seleção Unificada (SISU) começa na segunda-feira, 19,  em todo o país.  Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são mais de 6 mil vagas disponíveis na primeira edição anual do SISU, conforme resolução aprovada em novembro de 2014 pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE). A UFRN também adotou a unificação da nota mínima de ingresso, fixada em 450 pontos, independente do curso ou da área.

No total, a Universidade oferece em 2015, nos seus mais de 50 cursos de graduação, 6.878 vagas pelo SiSU: 4.434 para o primeiro semestre e 2.444 para o segundo, distribuídas no Campus Central, em Natal, e nos campi do interior, nas cidades de Caicó, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz.

Em Natal, para os cursos de Biomédica, serão oferecidas 1.200 vagas. Medicina e Enfermagem, que em geral são os mais concorridos da área, disponibilizam 100 vagas cada,  sendo 50 para cada semestre.

Na área Humanística 1, são 474 vagas e o curso de Administração é o que oferece o maior número, 200.  Na área Humanística 2, são 1.559 vagas e os cursos de  Direito e Pedagogia também possuem 200 delas cada um.

Nas áreas Tecnológicas 1 e 2, o total de vagas é de 2.490. O curso de Arquitetura, um dos mais tradicionais do setor, oferece 40. Já Ciência e Tecnologia, da área Tecnológica 2, tem sozinho 1.120 vagas, e o curso de Tecnologia da Informação, 240.

Touros: Prefeito Ney prestigia festa de Reis em Boa Cica

Janeiro é mês de festas religiosas em todos os cantos do Estado. Em Touros não é diferente. Neste final de semana o prefeito Ney Leite acompanhado de vereadores , assessores e lideranças  estiveram prestigiando a festa de Reis na comunidade de Boa Cica, na zona rural do município, onde aconteceu um grande leilão.

Em seguida participou também do tradicional Forró da Melhor Idade, onde não resistiu e dançou forró pé de serra com os idosos.


Assis Silva

Energia eólica traz progresso para o Nordeste: PIB de Parazinho cresceu 110%, João Câmara 90% e São Miguel do Gostoso 86%

Você sabia que o PIB (Produto Interno Bruto) de São Miguel do Gostoso cresceu 86% desde que os parques eólicos começaram a se instalar no município? O PIB é um indicador que mede a riqueza de países, Estados e municípios. A fonte do dado sobre o PIB de São Miguel do Gostoso é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na região, Parazinho cresceu 110%, enquanto João Câmara cresceu 90%. Estes são três dos maiores produtores de energia eólica do RN.

Todos estes dados constam da reportagem “Nordeste é a nova fronteira elétrica”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo no último domingo (11/1). A reportagem trata do impacto da energia eólica na economia do Nordeste, com destaque especial para São Miguel do Gostoso, Parazinho e João Câmara.

Segundo a reportagem, até 2023, 60% da matriz de geração de energia da região Nordeste será de fontes alternativas como eólica e solar. Juntas, as usinas vão somar 22 mil megawatts (MW), o que representa mais que o dobro da atual capacidade hídrica da região (10,8 mim MW).

Com estes 22 mil MW de energia alternativa, o Nordeste será responsável por quase a metade da geração deste tipo de energia – também conhecida por energia limpa – gerada em todo o Brasil. O Nordeste já conta com 192 parques eólicos instalados, com capacidade de 4.522 MW.
Outros 362 parques estão sendo instalados, com capacidade de mais 9.292 MW de energia. 

Até 2021, a energia eólica será a segunda fonte de energia do país. O Rio Grande do Norte lidera a produção eólica no Brasil, com 73 parques já instalados (2.062 MW) e outros 93 em implantação (2.430 MW).

A energia eólica traz riqueza para o Nordeste. Lembre-se que, enquanto municípios como São Miguel do Gostoso têm seu PIB crescendo em 86% nos últimos anos, a economia do Brasil cresce a pouco mais de 1% ao ano.
O mais importante da chegada da energia eólica do Nordeste é que ela está sendo instalada em áreas pouco desenvolvidas, trazendo benefícios e melhoria de renda para a população. A energia eólica é ainda uma forte fonte de empregos na fase de implantação dos parques. Mas há outras formas de geração de renda.

Uma delas é o arrendamento de propriedades, grandes e pequenas, para a implantação de torres de aerogeradores. A reportagem de O Estado de S. Paulocita o caso de várias famílias pobres que, de uma hora para outra, passaram a ter uma renda generosa para os padrões da região.

É que os parques eólicos nem sempre são implantados em grandes propriedades. Muitas famílias arrendam pequenos trechos de terras para a implantação das torres. Dependendo do critério adotado em contrato, cada família chega a receber em média R$ 1.000 por mês por cada torre instalada.

E há muitas outras fontes de geração de renda provenientes da energia eólica. Moradores de municípios em que parques eólicos estão instalados passaram a ter renda com alugueis de casas e fornecimento de comida para trabalhadores dos parques eólicos.

São Miguel do Gostoso é um destes casos. A cidade conta com centenas de casas alugadas e restaurantes feitos exclusivamente para trabalhadores de eólicas. Além disso, o comércio local, em especial supermercados, está vendendo mais, e pousadas hospedam engenheiros e técnicos que trabalham nos parques. 

E há outra vantagem de São Miguel do Gostoso em relação a municípios vizinhos que também produzem energia eólica. Por causa da boa estrutura hoteleira da cidade, ela hospeda engenheiros e técnicos que trabalham em outros municípios. Segundo a reportagem, São Miguel do Gostoso acaba sendo uma espécie de “cidade dormitório” para engenheiros e técnicos de outros municípios. E isso é muito bom para a economia da cidade.(Emanuel Neri)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Homem atropela pedestre e bate em viatura da PM em Touros

Um homem identificado como Francisco de Lima Confessor, com sinais de embriaguez, atropelou uma pedestre e bateu em uma viatura da Polícia Militar de Touros. O fato aconteceu nos primeiros minutos desta quinta-feira(15) na cidade litorânea.

O homem foi preso e como na delegacia de polícia local não tinha como fazer o teste do bafômetro, os policiais conduziram o suspeito até Natal, onde também não conseguiram fazer o teste. O homem foi levado de volta para Touros no início da manhã de hoje para ser apresentado na Delegacia de Polícia.

Sem o equipamento, os policiais não conseguiram fazer o teste do bafômetro, mas, o suspeito apresentava sinais claro de embriaguez inclusive confessando a uma equipe de reportagem da InterTV que estava havia bebido durante boa parte do dia. O homem atropelado teve ferimentos leves e não corre risco de morte

Touros em Foco

Governador e secretário realizam visita surpresa ao Hospital Walfredo Gurgel e Varela Santiago


Dando continuidade a agenda de vistorias aos hospitais regionais, o Governador Robinson Faria e o Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, visitaram o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) e Pronto Socorro Clóvis Sarinho, na manhã desta quinta-feira (15), e em seguida o Hospital Infantil Varela Santiago.
 
No Hospital Walfredo Gurgel a vistoria começou pela entrada da urgência e emergência e foi acompanhada pela Diretora Geral, Maria de Fátima Pinheiro, do Diretor Administrativo, Josenildo Barbosa, da Diretora de Enfermagem, Mara Arruda, e do Diretor do Sindsaúde, Manoel Egídio.


Governador e Secretário conversaram com acompanhantes, pacientes e ouviram sugestões da equipe técnica. "Estamos cumprindo o que prometi: visitar todos os hospitais regionais. Fizemos o mesmo em Mossoró e Assú. Nosso objetivo é redefinir o perfil de cada unidade para otimizar o atendimento e sanar os problemas de superlotação. Para isso contamos com uma equipe de saúde capacitada, humanitária, que vai trabalhar e devolver ao povo potiguar esperança e o atendimento digno", declarou o Governador.

Prefeito de Touros Ney Leite solicita ao Governo do estado duplicação da entrada da cidade

O Prefeito Ney Leite, apresentou na manhã de quarta-feira (12), ao Governador Robinson Faria, requerimento solicitando a duplicação da entrada de Touros; interseção da BR-101 com a RN-023. A audiência realizada na Governadoria em Natal, contou com a participação da Secretária Chefe do Gabinete Civil, Tatiane Mendes Cunha.

O projeto de duplicação da rodovia com canteiro central (em um trecho de pouco mais de 3 km), também contempla a construção de uma ciclovia e calçadão.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Ex-prefeita de Ceará-Mirim é condenada por não prestar contas de convênio

Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) resultou na condenação da ex-prefeita de Ceará-Mirim, Maria Edinólia Câmara de Melo, por omissão na prestação de contas. A pena inclui o ressarcimento do dano causado aos cofres públicos, na quantia de 76.031,75 (valor de fevereiro de 2013, a ser atualizado); além de multa correspondente a duas vezes a remuneração recebida como prefeita. Ela já recorreu da decisão. Edinólia Melo assinou, em seu primeiro mandato, de 2001 a 2004, um convênio de R$ 63.698,98, com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para implantação do Núcleo de Apoio à Família em Ceará-Mirim.
A prefeita promoveu a prestação de contas de apenas parte dessa verba, descumprindo sua obrigação como gestora, mesmo após ser devidamente notificada. A ação do MPF, assinada pelo procurador da República Kleber Martins, aponta que em março de 2003 o Ministério do Desenvolvimento Social alertou que o prazo para prestação de contas final dos recursos recebidos era agosto de 2003. Em julho de 2008, cinco anos depois, novamente o ministério voltou a cobrar da então prefeita o cumprimento desse dever. No entanto, o segundo mandato dela se encerrou sem que a solicitação tenha sido atendida.

Touros em Foco

Charge do Dia:


Servidores do Judiciário decidem entrar em greve na próxima semana

Os servidores do Poder Judiciário decidiram no final da manhã desta quarta-feira(14) entrar em greve a partir da próxima semana. A decisão aconteceu em assembleia da categoria realizada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário.

Cerca de 600 pessoas vestidas de preto, ficaram em frente ao prédio do YJRN na praça Sete de Setembro em Natal.  Os servidores criticaram as medidas adotadas pelo Tribunal de Justiça de exonerar mais de 200 cargos comissionados, o congelamento das gratificações, redução de terceirizados, dentre outras.

Tentativa de assalto a policial termina com assaltantes baleados em João Câmara

Noite de quarta-feira violenta em João Câmara. Segundo informações chegadas a redação do blog, uma tentativa de assalto a um policial deixou dois assaltantes baleados, um foi socorrido para o hospital regional em estado grave e veio a óbito,  o outro transportado para Natal, também em estado grave.

O fato ocorreu na rua Tabelião Francisco Ataliba com a vereador Marcílio Teixeira, próximo a Panificadora Rocha no centro da cidade de João Câmara por volta das 8h30.   Há informações de que um policial teria sido ferido na mão.

Segundo informações os meliantes tentaram assaltar uma moto Broz do policial quando este estava chegando em casa. Houve troca de tiros e dois assaltantes se deram mal.

Assis Silva

Populares revoltados amarram assaltante em poste na cidade de Caicó

Revoltada com os constantes assaltos praticados no município, a população de Caicó decidiu agir por conta própria e amarrou em um poste, na noite de terça-feira(13), um homem acusado de furtos na região, flagrado saindo de uma residência.

Segundo informações de populares, o homem, que não teve o seu nome divulgado, já era conhecido pela prática de pequenos furtos na cidade. Após ser amarrado ao poste, a polícia foi acionada e fez o descolamento do acusado para a Delegacia de Plantão.


190rn.com

Tentativa de assalto a policial militar acaba com jovem e adolescente mortos em João Câmara

A rotina da cidade de João câmara, na região do Mato Grande, foi quebrada na noite desta quarta-feira(14) com a forma trágica como terminou a tentativa de assalto a um policial militar na rua Marcílio Teixeira, centro da cidade.  As vítimas fatais foram identificados como Breno Lucas de Oliveira, de 18 anos e o irmão Matheus Lucas de Oliveira, de 16 anos.

Segundo informações da Polícia Militar, o policial estava chegando em casa em sua moto quando foi surpreendido por três jovens, por volta das 20h30. Após anunciarem o assalto, o policial reagiu e atirou contra os suspeitos.  Matheus foi baleado e socorrido pela equipe do Samu transporta para Natal  e morreu a caminho do hospital. Breno também não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no Hospital Regional de João Câmara. O terceiro comparsa conseguiu fugir. O policial foi ferido com um tiro  na mão, mas passa bem.


Assis Silva