Um
juiz norte-americano concedeu nesta segunda-feira aprovação final para um
acordo de 20 milhões de dólares a ser pago pelo Facebook em um processo sobre
publicidade, apesar de críticos afirmarem que o acordo não protege a
privacidade de crianças usuárias da rede social.
Cinco
pessoas entraram com uma ação contra o Facebook em 2011, afirmando que o
programa da rede social "Histórias Patrocinadas" informava os amigos
dos usuários quando estes utilizavam a opção "curtir" para
determinadas marcas sem pagá-los ou permitir que eles desabilitassem esse
mecanismo.
As
"Histórias Patrocinadas" são anúncios que aparecem na página de
notícias dos usuários do Facebook e normalmente estão ligados ao nome e à foto
do perfil de um dos amigos, que "curte" a marca.
O
caso levantou preocupações sobre privacidade e a forma como o Facebook monetiza
conteúdo dos usuários.
Sob
os termos do acordo, o Facebook pagará 20 milhões de dólares para compensar os
demandantes, e prometeu dar aos usuários mais controle sobre como seu conteúdo
é compartilhado - mudanças que os advogados dos demandantes avaliam em 145
milhões de dólares.
O
Facebook cobrou dos anunciantes aproximadamente 234 milhões de dólares pelas
"Histórias Patrocinadas" entre janeiro de 2011 e agosto de 2012,
afirmam dados do processo.
Advogados
de defesa dos direitos das crianças argumentaram que nenhum menor pode ter seu
conteúdo compartilhado com anunciantes.
Mas
na decisão desta segunda-feira, o juiz do distrito de São Francisco Richard
Seeborg escreveu que o acordo, "apesar de não incorporar todas as funções
que alguns dos opositores prefeririam, possui valor significativo".
Representantes
do Facebook e dos demandantes não foram encontrados para comentar o caso.
Fonte: TERRA
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