segunda-feira, 24 de março de 2014

Rio do Fogo e Touros discutem exploração Turística dos Parrachos

Foto: Jailson Macedo
Com o objetivo de discutir o uso comum dos parrachos pelas comunidades dos municípios de Rio do Fogo e Touros, e viabilizar junto ao Instituto de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IDEMA) a liberação para a exploração turística da área pelo município de Rio do Fogo iniciar os passeios náuticos aos seus parrachos. Foi realizada na última quarta-feira, 19, a reunião do Conselho da Área de Proteção Ambiental do Município de Rio do Fogo (APARF). As decisões serão muito importantes para o incremento da economia e o crescimento turístico de ambos os municípios. A cidade de Rio do Fogo é o único município que está 100% dentro da Área de Proteção Ambiental (APA), que contempla ainda os municípios de Maxaranguape e Touros.

A reunião contou com a participação de representantes das Prefeituras dos dois municípios. A presidente do Conselho da APARF e Secretária de Meio Ambiente de Rio do Fogo, Carla Vicência, os secretários Municipal de Turismo e conselheiro, Junielson Gomes; de Pesca e Aquicultura, Hagaci Virginio; o vice-prefeito, Gilmar Miranda; o presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Luiz; o ex-prefeito e empresário do setor turístico, Túlio Paiva. Representando a cidade de Touros, o presidente da Câmara Municipal, vereador Diego França, além de empresários do setor turístico e pescadores.


Uma nova reunião aconteceu no dia seguinte no Ecoposto da praia de Maracajaú, representantes do IDEMA, Maria José e Ana Luísa; e dos municípios de Rio do Fogo e Touros trataram do uso comum dos parrachos pelas duas comunidades. Após as discussões, ficou definido que técnicos do órgão irão analisar as solicitações de ambos os municípios, e definir a viabilidade da liberação para a exploração turística por parte dos pescadores e empresários de Rio do Fogo, e ainda aumentar a área de recreação turística dos parrachos, bem como o aumento das cotas, já que há demanda que justifique esse aumento.

Representando o município de Rio do Fogo compareceram, o vice-prefeito, Gilmar Miranda, o secretário Municicpal de Turismo, Junielson Gomes, a secretária de Meio Ambiente, Carla Vicência e o secretário de Pesca, Hagaci Virginio, representando o legislativo, vereador Júnior Ferreira, o ex-prefeito e empresário Túlio Paiva, além do presidente da colônia de pescadores, Manoel Lourenço. 

O IDEMA se comprometeu em dar uma resposta aos representantes dos respectivos municípios por ocasião da próxima reunião ordinária do APARC, prevista para 24 de abril.


Nenhum comentário: