Prazo termina em 27 de maio; prova será realizada em 26 e 27 de outubro
Desde às 10h desta segunda-feira (13), estudantes de todo o Brasil já podem realizar a inscrição no Enem 2013, no site da prova. O prazo para realizar a inscrição termina em 27 de maio, às 23h59.
O Ministério da Educação calcula que, neste ano, mais de 6 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas, que acontecem em 27 e 28 de outubro e podem garantir acesso a universidades federais e institutos federais de ensino superior.
Inscrições
Para realizar a inscrição, o candidato deverá acessar o site do exame para fazer o cadastro. A taxa de é de R$ 35 e deverá ser paga somente no Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Simples), que será gerada no momento da inscrição. O prazo final para pagamento da taxa é 29 de maio. Caso o candidato não pagar até esse dia, a inscrição será cancelada.
Quem quiser obter a certificação de conclusão do Ensino Médio deve indicar uma Instituição Certificadora dentre as listadas no ato da inscrição.
Isenção de taxa
O MEC oferecerá a isenção da taxa para os estudantes que atenderem aos requisitos da Lei Federal nº 12.799, que estabelece critérios para oferecer o benefício. São eles:
I - Renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
II - Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.
Também é possível pedir a isenção mediante declaração de carência, feito pelo participantes ("declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica"). Para ambos os casos, o candidato deverá dispor de documentos comprobatórios para apresentar à análise do Inep.
Atendimento diferenciado
Quem necessitar de atendimento diferenciado (oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial) ou específico (oferecido a sabatistas, gestantes, lactantes, idosos ou estudantes em classe hospitalar) deve informar isso no ato da inscrição.
Haverá um campo próprio no sistema de inscrição para que o participante informe o auxílio ou o recurso de que necessitar, de acordo com as opções apresentadas: prova em braile, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para surdocego, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário acessível. Mas será preciso apresentar documentos que comprovem a condição especial.
A correção
O cálculo da nota do Enem tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os seus resultados individuais em data ainda não divulgada, também no site do Inep.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou alterações que tornarão mais rigorosa a correção da prova de redação. Segundo ele, as mudanças foram implantadas porque as regras aplicadas anteriormente não mostraram resultado satisfatório.
Um comentário:
adorei a informação.
Postar um comentário