sábado, 20 de julho de 2013

Manifestantes encontram Polícia na Câmara e reagem

Em aproximadamente sete quilômetros de percurso, os manifestantes se comportaram de forma ordeira quase todo o tempo. Alguns deles, porém, entraram em confronto com policiais militares na altura do Estádio Arena das Dunas e em frente ao Midway Mall. Nas ocasiões, bombas de efeito moral foram lançadas e o tumulto dispersado. Ao se aproximarem da Câmara Municipal, porém, a situação ficou tensa. 
O Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) chegou à Câmara meia hora antes do grupo de manifestantes se aproximar. Cerca de 50 policiais, munidos de escudo e armas não letais, evitaram que os manifestantes e vândalos infiltrados avançassem. O trecho da Avenida Campos Sales, entre as ruas Jundiaí e Apodi, se transformou num campo de batalha. Pedras e garrafas foram arremessadas pelos manifestantes contra os policiais, que revidaram com bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral, além de balas de borracha.

 Uma série de atos de vandalismo foi registrada em várias ruas do Centro e Tirol. A loja Jacaúna teve a vidraça lateral destruída. Alguns vândalos tentaram saquear o local, mas foram impedidos por policiais militares. A gerente da loja, Carlinda de Sousa, contou que não imaginava que o protesto iria terminar daquela maneira. “Fico triste porque é aqui que eu trabalho e não queria que isso acontecesse”, disse.



Ao longo da Rua Apodi, vidraças e cestos de lixo foram quebrados. Na avenida Rio Branco, o grupo de vândalos levou pânico aos ambulantes que comercializam lanches nas calçadas. “Eles passaram por aqui e queriam virar meu carrinho. Sorte que alguns deles que proibiram”, disse uma ambulante. Os bancos Santander e Bradesco também tiveram vidraças destruídas.

 O Edifício Ducal também foi apedrejado, assim como a loja Ibis e outros pontos comerciais. Durante a tentativa de dispersão dos manifestantes, a Viatura 005 do BPChoque colidiu com a motocicleta do marceneiro Railson Rocha, de 49 anos. “Eu ia no meu sentido, o sinal aberto para mim e a viatura veio na contramão e bateu”, relatou. Railson teve ferimentos leves e a motocicleta ficou avariada.



Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: