Nove dos condenados por envolvimento no processo do mensalão que foram presos no último sábado viajaram para Brasília algemados em um avião da Polícia Federal, proibidos de conversarem entre si. Os advogados contestaram o uso das algemas, mas a PF alegou se tratar de uma regra de segurança. As informações são do Bom Dia Brasil, da TV Globo.
As duas mulheres presas no sábado - Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural, e Simone Vasconcelos, ex-funcionária da empresa de Valério - viajaram no mesmo voo, mas foram levadas à Penitenciária Feminina do DF. O avião partiu de Brasília no começo da tarde de sábado e buscou os réus que tiveram a ordem de prisão decretada na quinta-feira.Entre os presos no sábado, estão o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu - apontado como chefe da quadrilha -, o deputado e ex-presidente do PT, José Genoino (SP), e o operador do esquema, Marcos Valério de Souza. Também foram detidos o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas, e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Todos foram encaminhados à Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.
Dirceu e Genoino embarcaram na aeronave em São Paulo, e os outros sete embarcaram em Belo Horizonte. Dois dos condenados já estavam em Brasília. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, havia determinado que os condenados fossem tratados "com absoluta urbanidade", com garantia de seus direitos constitucionais.
Fonte: Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário