sexta-feira, 6 de setembro de 2013

RN tem 16 profissionais selecionados pelo Mais Médicos trabalhando

Onze municípios do Rio Grande do Norte já receberam os médicos inscritos no programa Mais Médicos. De acordo com um balanço da Secretaria Estadual de Saúde Pública, 16 dos 25 brasileiros cadastrados na primeira fase foram distribuídos nos municípios de Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d'Água do Borges, Porto do Mangue, Serra Caiada e Touros.

Até o próximo dia 14, ainda podem se apresentar três médicos em Natal e um em Ielmo Marinho. Houve quatro desistências, referentes aos municípios de Natal, Alexandria e Macaíba. Além disso, a cidade de Riacho da Cruz, que receberia um profissional, descredenciou-se do Programa, devido ao fato de sua equipe médica já estar completa.

No dia 16 de setembro chegam ao estado os 25 médicos estrangeiros selecionados que estão participando da qualificação em Fortaleza. o município de Ceará-Mirim receberá três advindos da Espanha, Macaíba contará com profissionais da Argentina (02), Cuba (01) e Espanha (01), já o município de Natal receberá profissionais da Argentina (03), Espanha (04) e Rússia (02), enquanto que São Miguel do Gostoso ficará com um médico da Itália e Touros com um profissional de Portugal. Dos cubanos relacionados à cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), três irão para São Miguel, dois para Riacho de Santana e dois para São Tomé.

Na última sexta-feira (30), o Ministério da Saúde concluiu a segunda fase de inscrições no Programa Mais Médicos, com o cadastramento de mais 514 municípios e 25 distritos indígenas, totalizando, assim, 4.025 cidades participantes. Além disso, foram inscritos mais 3.016 profissionais formados no Brasil e exterior. O RN será contemplado com mais 17 médicos, que irão para os municípios de Espírito Santo, Francisco Dantas, Ipanguaçu, Itajá, Janduís, Jardim de Piranhas, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Poço Branco, Serra do Mel, Upanema e Viçosa.



FONTE: TRIBUNA DO NORTE
 

Nenhum comentário: