terça-feira, 10 de novembro de 2015

Inaugurada a decoração natalina


Com direito à queima de fogos, a árvore de Natal instalada na praça de Mirassol foi acesa na noite desta segunda-feira (9) pelo Prefeito Carlos Eduardo. A novidade deste ano fica por conta do udo de mais de 800 mil lâmpadas de microleds, nas cores azul e branca, com sete sequências de efeitos e movimentos. Uma multidão acompanhou a contagem regressiva para as luzes serem acesas.

O prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves ressaltou os festejos do Natal em Natal como mecanismo de fomento ao turismo potiguar. “Este será um ponto de referência e de encontro durante os próximos 60 dias, reunindo as famílias e também turistas de todo o país que visitem a cidade”, afirmou.

A estrutura da Árvore este ano possui 108 metros de altura com 160 cordões luminosos, 800 mil lâmpadas de LED nas cores amarelo, azul e branca e 20 mil metros de cabos que dão sustentação a montagem. Além de 2 mil lâmpadas estrobo (lâmpadas brancas que piscam em sequência) e dão o efeito de movimento da decoração. A estrutura foi planejada para gerar economia. O uso da iluminação em LED gera um consumo 16 vezes menor de energia elétrica, somando uma potência de 30 mil Watts.

A novidade foi aprovada pela família do aposentado João Barroso Filho, de 75 anos, que veio com a mulher e netos de Cidade da Esperança só para ver a árvore acesa. “Está mais linda esse ano, com mais novidades. É um momento especial com a família ver a cidade toda iluminada, emociona”, disse.

A turista paulistana Priscila Buriolla também se disse encantada com a decoração. “ Lá em São Paulo não temos árvores de Natal em praças, só em shoppings, e não deste tamanho. Estou achando tudo muito lindo “, disse.

A decoração natalina este ano, nas zonas Norte e Sul, obedece a projeto arquitetônico vencedor de concurso realizado pela prefeitura do Natal. “Os principais corredores com motivos e cores mais monocromático estão dentro da proposta feita pelas arquitetas”, disse o secretário Antônio Fernandes, da Semsur. Nas demais regiões, a iluminação e enfeites usados no ano passado foram reaproveitados. Além da árvore foi entregue a fonte luminosa do viaduto de Ponta Negra, a recuperação da torre e da fonte no entorno da árvore de Mirassol. Toda a área foi reurbanizada, com nova iluminação e paisagismo desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

A fonte luminosa do Viaduto de Ponta Negra possui um sistema de captação de água com bombas movimentando a água da piscina, que possui 127 jatos d’água. O equipamento foi revestido em fibra e possui 260 luminárias especiais em LED, que são submersas na água. O movimento das águas sincronizado com a iluminação é controlado por sistema computadorizado. “A ideia é transformar esse espaço numa ecopraça, com paisagismo, bancos, para receber famílias e turistas”, disse Fernandes.

Decoração Zona Norte
A zona Norte receberá a partir da semana que vem, explica o secretário da Semsur Antônio Fernandes, a decoração natalina contemplada no projeto vencedor “Guiado pelas Estrelas”. Em Pajuçara será erguida uma árvore semelhante a de Mirassol com 40 metros de altura, também estruturada em microleds com cinco etapas de efeitos de rotação. “Estamos levando a iluminação para corredores importantes e que antes não eram contemplados, como a avenida Itapetinga, a Paulistana, a João Medeiros Filho”, disse o secretário.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário: