sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Informática tem maior concorrência

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou a lista da concorrência para os cursos ofertados nos 18 campi participantes do Exame de Seleção 2015. Este ano o Processo Seletivo conta com o total de 19.451 mil candidatos inscritos para as 2.724 vagas ofertadas para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada, com ingresso para o primeiro semestre letivo de 2015. De acordo com dados do próprio IFRN, 60% dos alunos são empregados.

O curso com a maior quantidade de inscritos foi o Técnico Integrado em Informática, turno matutino do Campus Mossoró, com 16,97 inscritos por vaga, seguido do Técnico em Controle Ambiental, turno matutino do Campus Natal-Central, com 16,39 inscritos por vaga e o Técnico em Edificações, turno matutino, do Campus Natal-Central, com 15,08 inscritos por vaga. O Técnico em Edificações, turno vespertino do Campus São Paulo do Potengi, foi o curso menos concorrido com 1,72 candidatos inscritos por vaga.

O próximo passo para os candidatos é aguardar o Cartão de Inscrição que estará disponível no Portal do Candidato (processoseletivo.ifrn.edu.br) a partir do dia 14 de novembro. Para acessar, os candidatos inscritos deverão efetuar seu login, fornecendo CPF e a senha, e selecionar o edital do processo seletivo que deseja imprimir o cartão. O Cartão de Inscrição indicará o dia, a hora e o local de realização das provas.

As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 30 de novembro, das 13h às 17h, nas cidades onde os candidatos, se aprovados, irão realizar as matrículas e frequentarão os cursos. As provas serão compostas de vinte questões de Matemática, vinte questões de Língua Portuguesa e uma redação. O resultado das provas de múltipla escolha será divulgado no dia 19 de dezembro deste ano. O resultado final será publicado no dia nove de fevereiro de 2015.

O Exame Seleção 2015 é a única forma de ingresso para os cursos de nível médio integrado do IFRN e é aberto aos candidatos que estejam concluindo ou que já tenham concluído o ensino fundamental - antigo 1º grau ou EJA. 

O instituto – que já foi Escola Técnica Federal do RN (ETFERN) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) – mantém o objetivo de formar profissionais para suprir os setores produtivos do Estado.  Segundo informações do IFRN, publicadas em edição da TRIBUNA DO NORTE do dia 28 de setembro, o mercado potiguar acolhe bem os técnicos em áreas como construção civil – apesar dos revezes do setor em 2014 –, recursos naturais e informática, mas deixa a desejar no acolhimento a cursos mais específicos e voltados para novos setores, como gestão ambiental, biocombustíveis e mineração. 

No ano passado, pesquisa realizada pelo IFRN apontou que 50,6% dos alunos entrevistados continuam atuando em área relacionada à sua formação. Entre os setores de atuação dos formados, os maiores percentuais estão na educação (23,72%), administração pública (13,38%), construção civil (10,14%), indústria extrativa (7,97%) e atividades financeiras (6,42%). Nem sempre esses alunos chegam por terem afinidade com a área técnica. Em muitos casos, os alunos tentam alcançar o ensino médio federal, e o utilizam como uma porta de acesso aoensino superior. Mostra disso é que 52,72% dos estudantes que continuaram estudando estão no bacharelado e 9,87% em alguma licenciatura. 

Números
*18 é o número de unidades do IFRN em funcionamento no Rio Grande do Norte
*4 anos é o período dos cursos técnicos de Ensino Médio (integrado). 
*São 26 cursos para alunos que terminaram o ensino fundamental e 12 cursos oferecidos para quem já é maior de 18 anos (EJA)



Nenhum comentário: