Ele deu uma semana, que pode se estender para até 10 dias, para as companhias aéreas entregarem um cronograma de transferência do atual aeroporto, o Augusto Severo, para o novo. O pedido foi feito a representantes das empresas GOL e TAM Linhas Aéreas, que participaram da visita, mas não deram entrevista. Também compareceram representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que deixaram o aeroporto sem conceder coletiva.
O ministro frisou que a transferência de um aeroporto para o outro não se resume a transportar móveis e transferir pessoas. “Você tem que transferir sistemas, tecnologia. Talvez seja necessária qualificação de pessoal. Enfim, são questões sobre as quais tem que ter cuidado para não provocar nenhum dano à operação e ao conforto dos passageiros”, disse e acrescentou: “Nós precisamos que as companhias definam o cronograma de instalação, vejam quais as facilidades e dificuldades e comecem a colocar para o Inframérica (consórcio que detém a concessão do aeroporto) que demandas precisam ser atendidas para que possam, com segurança, estar instaladas. Só então poderemos trabalhar com uma data precisa para o início da operação”.
Empresas
Em fevereiro, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou que o consórcio entregaria as instalações para as empresas começarem a se instalar no dia 27 de março – portanto, faltando menos de um mês para a operação no dia 15 de abril. A associação afirmou, em entrevista anterior à TRIBUNA DO NORTE, que o prazo era curto e que o ideal seriam 90 dias.
A Abear frisou que a decisão da mudança da data de inauguração cabe às autoridades e leva em consideração elementos da vistoria realizada ontem. Ressaltou ainda que as empresas cumpriram com todos os prazos e compromissos assumidos perante os demais envolvidos, que pretendem manter essa linha e que, independentemente disso, têm também destacado a importância de se contar com um prazo adequado para, a partir da entrega das instalações, promover a transferência das operações e realização de testes operacionais antes da inauguração do terminal.
O cronograma solicitado às empresas, de acordo com a Abear, “visa simplesmente fazer uma atualização do planejamento por elas anteriormente apresentado em razão do reagendamento da data de inauguração do aeroporto”. A entidade evitou avaliar se a operação a partir do dia 10 de maio é exequivel. “Vamos aguardar pela entrega das instalações para a transferência das operações e realização de testes”, disse, em nota.
Tribuna do Norte
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