segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Gabriel Medina perto de fazer história no WCT


As baterias da primeira fase da última etapa do Circuito Mundial de Surfe (WCT), que acontecem entre os dias 8 e 20 de dezembro, em Pipeline, Havaí. Na briga pelo título, o brasileiro Gabriel Medina terá como adversários o basco Artiz Aranburu, algoz de Slater, e um outro surfista que ainda será definido na fase prévia de classificação. O adversário de Medina já chegou a eliminar o estadunidense Kelly Slater na etapa de Peniche, em Portugal. Concorrente direto de Gabriel na luta pelo troféu, o norte-americano irá enfrentar dois australianos na primeira fase. Além disso, o principal rival de Medina na briga pelo título mundial, Mick Fanning, enfrentará Adam Melling e outro atleta que ainda será definido.

Para levar o título para o Brasil, Gabriel Medina depende apenas de si mesmo. O surfista brasileiro precisa chegar à final da etapa de Pipeline para garantir o campeonato. Se terminar em terceiro ou quinto lugar, o atleta terá que torcer para Fanning não faturar a competição. Caso chegue em nono, o paulista será campeão desde que o australiano não participe da decisão.


Em linhas gerais, para o brasileiro ser campeão do mundo, ele precisa ir bem no Havaí ou no mesmo nível de seu principal adversário, o australiano Mick Fanning. A cada bateria que for avançando, sua chance de título aumenta consideravelmente. Já para Kelly Slater, somente uma vitória em Pipeline interessa, desde que Medina não chegue à terceira fase (9.º lugar).

De acordo com  o brasileiro, encarar um surfista que está acostumado com as ondas não é novidade. “Eu sou primeiro do ranking, então acabo pegando um local. No Havaí isso é perigoso, pois vou enfrentar um surfista que conhece bem aquela onda, mas eu corri esse risco o ano todo e graças a Deus deu tudo certo. Um local é igual qualquer atleta que está no Circuito, então tenho de respeitar de qualquer jeito”, avisou.

Além de Medina, outros cinco brasileiros participam desta primeira fase da última etapa do WTC. Serão eles: Raony Monteiro; Jadson André; Alejo Muniz; Filipe Toledo; e Miguel Pupo.

O jornal norte-americano The New York Times publicou uma reportagem especial com Gabriel Medina. Na matéria, o jovem brasileiro de 20 anos de idade é exaltado pelas grandes atuações nas competições de surfe. Sobre a última etapa do WTC, Medina disse que está satisfeito por poder depender apenas de si mesmo.

“Eu estou feliz que eu ainda estou na luta pelo título. Eu não dependo dos outros surfistas. A responsabilidade está toda sobre mim”, comentou o atleta brasileiro na entrevista ao jornal norte-americano.

A publicação também abordou aspectos da vida pessoal de Medina, perguntando sobre a mudança após o sucesso. “Eu perdi um pouco de liberdade no Brasil, mas é normal. Mas tudo tem melhorado na minha família e estamos felizes e curtindo o momento”, comentou o jovem surfista. 

Chances de  título:


Se ele for 13.º ou 25.º - Fanning não pode chegar às quartas  e Slater não pode ser campeão. 
Se ele for 9.º - Fanning não pode chegar à final e Slater está eliminado da disputa.
Se ele for 3.º ou 5.º - Fanning não pode vencer e Slater está eliminado da disputa.
Se ele for 1.º ou 2.º - Será campeão. 

Nenhum comentário: