domingo, 27 de julho de 2014

Participantes elogiam curso de formação contra Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes


Após cinco dias chegou ao final, na tarde desta sexta-feira, 25, o curso de formação que trata da Prevenção do Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. E que reuniu cerca de 400 servidores das Secretarias Municipal de Educação, de Assistência Social e de Saúde, e foi realizado graças a parceria da Prefeitura de Rio do Fogo com as empresas Iberdrola e Neoenergia.

O curso foi ministrado por profissionais das áreas de Educação Física, Psicopedagogia, Enfermagem, Assistência Social e Direito pertencentes à empresa Professor Fernandes Empreendimentos Educacionais (PROFEREEDUC), e foi realizado no Ginásio Poliesportivo vereador Ionaldo Francisco da Silva.

A formação é ministrada em duas etapas. A primeira, que ocorreu nesta semana com a realização de palestras, dinâmicas e brincadeiras envolvendo todos os participantes. A segunda será desenvolvida através de monitoramentos realizados mensalmente, visando a elaboração de projeto que vise combater a prática do Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. E por fim serão realizadas visitas, in loco, as Escolas, Crass, Conselho Tutelar, Ministério Público e demais entidades que trabalham com a Prevenção do Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Para a secretária Municipal de Educação, Joária de Araújo Vieira, no geral o curso foi positivo apesar dos desafios serem grandes. "Precisamos arregaçar as mangas e ir à luta. A cidade já ficou por muito tempo calada, muitos por não entender certas práticas como sendo abuso. Surge um novo desafio para a cidade, quando as pessoa passarem a fazer as denúncias. Ao final são 400 pessoas que agora serão multiplicadores dos conhecimentos vistos aqui", elogiou a secretária.

Já a secretária Municipal de Assistência Social, Shirllene Maia, classificou a formação como muito boa, proveitosa, os palestrantes apresentaram a parte teórica de forma prática. "Hoje todos tem como identificar o problema, as causas e como resolver. Para aqueles que souberam absorver, apesar de que para alguns infelizmente não fará diferença, mas para os que tiverem a vontade de contribuir vão poder por em prática e farão a diferença", afirmou a Shirllene.

Quem também elogiou foi o coordenador do curso. Para o professor Fernandes "o ponto alto foi a participação de todos, um grupo fácil de lidar, comportados, e que logo entenderam que precisam seguir e respeitar os horários. O percentual de evasão foi de cerca de 12%, bem menor que em outros municípios. Gostaria de ressaltar o trabalho do prefeito e de sua equipe, que cumpriram a risca, superando inclusive o que havia sido combinado. A organização, a alimentação, a equipe de apoio. Estão todos de parabéns" agradeceu o coordenador.

Empolgada também estava a auxiliar de professor, Aldeliane Soares do Nascimento, que é servidora da Escola Jerônimo da Costa. Bastante animada após participar da apresentação do grupo de dança composto por cursistas. Para ela um curso foi juito bom para a cidade. "Conheço alguns casos que não foram denunciados, também não denunciei porque não sabia como fazer, achei que poderiam me identificar. Após o curso saio com uma visão mais ampla, hoje não tenho medo, porque agora sei a quem recorrer, como lidar", afirmou Aldeliane Soares.

Ao encerrar o curso o prefeito Laerte Paiva agradeceu a Deus por estar a frente da administração e poder realizar um evento como o que encerrava, reunindo mais de 400 servidores que saem com um visão melhor. E lembrou, "em pouco mais de um ano fizemos muita coisa, temos trabalhado para fazer uma educação diferenciada. Melhorando a estrutura física, como a Ana Paiva que agora possui 21 salas climatizadas. Tornamos o município adimplente, conseguimos mais de R$ 3 milhões para construção de uma escola em Rio do Fogo, com 12 salas de aula, e quadra de esportes. Outra para a Praia de Zumbi, com seis salas de aula. Três novos ônibus escolares novos, agora são cinco adquiridos em nossa gestão. Não é fácil fazer uma cidade direfente e melhor. ".

E continuou, "tenho buscado, e Deus tem me ajudado. Rio do Fogo conquistou mais de R$ 10 milhões em recursos federais. Recursos para melhoria do esgotamento sanitário, construção de uma quadra em Canto Grande, cobertura da quadra de Punáu. Construção de três novas Unidades Básicas de Saúde, e reforma e ampliação de duas outras. A prefeitura deu e dará apoio a todos que troxerem ideias novas e queiram ajudar", finalizou o prefeito.

Foto: Jailson Macedo











 

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMRF

Nenhum comentário: