quinta-feira, 31 de julho de 2014

Prefeitura adia liberação de viaduto

Por conta das chuvas que caíram em Natal, em junho e julho o consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes não conclui as obras do viaduto da rodovia federal BR-101, que tinha previsão para ser aberto hoje ao  tráfego de veículos. O secretário municipal adjunto de Obras Públicas e Infraestrutura, engenheiro Caio Múcio Pascoal, disse que as obras deve continuar  mais uns dez dias, motivo pelo qual, agora, a Semopi prefere não estabelecer mais uma data para a sua inauguração. 

“Os serviços que restam são justamente aqueles impossíveis de fazer com água”, disse ele. De acordo com as estatísticas da Gerência de Meteorologia da Empresa de PesquisaAgropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as precipitações pluviométricas que provocaram atraso na execução das obras do viaduto, ocorrerem em 42 dias dos últimos dois meses. Nos 30 dias de junho choveu 21 dias, mesmo número de dias chuvosos nos 31 dias deste mês.

O viaduto da BR-101 é o único equipamento do Complexo Viário Dom Eugênio de Araújo Sales que falta ser entregue ao trânsito de veículos entre as avenidas Salgado Filho e Prudente de Morais, em Lagoa Nova. Caio Pascoal disse que estão em  execução a pavimentação asfáltica sob o viaduto e em cima dele, bem como o recapeamento do trecho da BR-101.

Caio Pascoal explicou que após a sua conclusão, o viaduto vai permitir que os ônibus, cujo destino é a Zona Sul de Natal, passempor cima dele, caindo na marginal sem precisar entrar à direita, quando vêm do centro da cidade.

Segundo Pascoal, com a inauguração do viaduto, abre-se, ainda, outra rota de passagem dos veículos que vêm da avenida Prudente de Morais e da Zona Oeste e centro de Natal, com destino ao campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de onde podem seguir, também, para Ponta Negra, desafogando o trânsito à altura do  viaduto de Mirassol.

Na segunda-feira (28), o consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes já havia concluído as obras das passarelas da avenida Prudente de Morais e da rua Morais Navarro, enquanto no domingo (27) foi aberto ao trânsito o túnel da rua Raimundo Chaves, o único de mão dupla do complexo.

Extraoficialmente, operários das empreiteiras disseram que o viaduto seria entregue ao tráfego de carros na próxima quinta-feira, dia 7 de agosto, data que não foi confirmada pela Semopi. Até lá as obras seriam restritas mais à colocação do verniz e acabamento de massa, segundo os operários. Anteriormente, a prefeitura liberou ao trânsito de veículos no túnel que liga a avenida Capitão Mor Gouveia à avenida Prudente de Morais, no dia 15 de julho. A inauguração oficial do complexo viário, propriamente dita, ocorreu no dia 9 de junho, três dias antes do início da Copa do Mundo, período em que as obras paralisaram nos quatro dias de jogos da Copa do Mundo em Natal.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário: