Segundo o coronel Túlio César, da PMRN, o perfil dos assaltantes é composto por 80% de adolescentes, que são usuários de drogas. Para o coronel Túlio César, este aumento deve-se a vários fatores. “Constatamos que as apreensões [de adolescentes] não inibem as ações dos menores. Eles geralmente realizam um assalto, são apreendidos, mas horas depois voltam para assaltar em um ponto diferente. Há uma frouxidão na legislação em relação a isso”, afirma o coronel.
A dificuldade para realizar ações de combate frente ao tamanho da frota de ônibus que circula na capital também é um ponto destacado pelo coronel. “Temos 800 ônibus de seis empresas circulando na capital, também é um ponto que dificulta uma eficácia total de combate aos assaltos. Além disso, a PM também tem outras atividades para fazer durante o dia”, disse o coronel.
Ranking de assaltos
Coronel Túlio também constatou que os adolescentes praticam os crimes para sustentar o próprio consumo de substâncias ilícitas. “Desde 2009, realizamos levantamentos e parte dos assaltos a ônibus é cometido por adolescentes que, ou realizam o ato para pagar uma dívida, ou para comprar drogas”, pontua ele.
Coronel Túlio cita o caso de um garoto apelidado de “bananinha”, 16 anos, que foi apreendido mais de dez vezes em um curto período de tempo e continua assaltando. “Ele está solto e não é o único”, disse o coronel. De acordo com o levantamento da Polícia Militar, o local que lidera o ranking de assaltos em 2013 é a zona oeste de Natal. A Avenida Bernardo Vieira, na altura do bairro das Quintas, teve um registro de 93 assaltos, seguido da Avenida Bom Pastor, que cruza o bairro homônomo, com 32 assaltos.
Segundo o coronel Túlio César, para combater as ações criminosas nos ônibus, a operação “transporte seguro” é realizada diariamente pela PM nas quatro regiões da capital. A operação ocorre de maneira aleatória, sem hora e local marcados. Em conjunto com as ações de proteção, efetivos da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) são deslocados para o patrulhamento ostensivo na Região Metropolitana. “Muitas vezes os assaltantes pegam o ônibus nas avenidas principais, como a Prudente de Morais, mas deixam para assaltar quando estão dentro dos bairros”, acrescentou o coronel.
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário