segunda-feira, 28 de abril de 2014

Secretários de Saúde e Educação assinam Termo de Adesão ao “Saúde na Escola”


A secretária Municipal de Educação, Joária Araújo e secretário Municipal de Saúde, Saint Clair Cassiano, assinaram na última sexta-feira, 25, o Termo de Adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE). Programa do Ministério da Educação desenvolvido em Rio do Fogo desde 2013 através de parceria entre as duas Secretarias

O PSE é um programa do Ministério da Educação visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O Programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O PSE em Rio do Fogo beneficia atualmente cerca de 3 mil alunos com ações de saúde desenvolvidas nas escolas pelos profissionais da SMS. Avaliação Antropométrica (verificação de altura e peso); saúdes bucal e ocular; acompanhamento vacinal; alteração da linguagem oral; promoção a saúde alimentar e alimentação saudável; cultura de paz e saúde preventiva, são algumas das ações desenvolvidas com os alunos.

Os professores também realizam palestras com temas da área de saúde para seus alunos: doenças sexualmente transmissíveis, o uso de drogas, gravidez na adolescência, entre outros. Para isso profissionais da educação e da saúde recebem cursos de capacitação sobre os temas que serão desenvolvidos em sala de aula.
 Foto: Jailson Macedo
 
 

Nenhum comentário: