sábado, 26 de abril de 2014

Prefeitura investe mais de R$ 5 milhões na Saúde

Os números foram apresentados pelo secretário Municipal de Saúde (SMS), Saint Clair Cassiano Alves, e pela equipe da Secretaria, durante Audiência Pública realizada na Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira, 25.

À Audiência, que contou com as presenças do vice-prefeito, Gilmar Gomes de Miranda; e do presidente da Casa, vereador Márcio Luís Pereira Barbosa, o único a comparecer, teve por objetivo a apresentação, pelos técnicos da SMS, dos relatórios referentes às ações, despesas e investimentos feitos pela Prefeitura nos três quadrimestres do ano de 2013.  

“É a primeira vez que um Secretário de Saúde vem a esta Câmara prestar contas. E não faço isso para ser bonito ou diferente, faço para cumprir o que determina a Lei, por responsabilidade civil pública. Prestar contas das ações e dos recursos utilizados”, afirmou o secretário de Saúde.

A prestação de contas dos recursos aplicados na Saúde em Audiência Pública é o que estabelece o Artigo Nº 36, da Lei Federal Nº 141, de janeiro de 2012. A prestação pode ser feita a cada quatro meses ou uma vez no ano dos três quadrimestres.

Em sua apresentação a enfermeira, Regiane Gonçalves Pereira lembrou que no ano de 2013, a Prefeitura de Rio do Fogo, através da SMS, investiu cerca de R$ 5 milhões na Saúde, o que representa 26,58%, de tudo que foi arrecadado pelo município. Estes números são 12% a mais do que estabelece Constituição Federal, que é de no mínimo 15%.

A técnica da SMS lembrou ainda que atualmente o município dispõe de cinco equipes do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), o que representa uma cobertura de 100% da população com a Atenção Básica de Saúde.

O presidente da Câmara, vereador Márcio Pereira, parabenizou o prefeito, Laerte Paiva e toda a equipe da SMS pelo trabalho que vem desempenhando pela Saúde de Rio do Fogo.

“Quem chega a uma Unidade de Saúde, é porque está precisando de um remédio, um exame. A saúde não pode esperar. Hoje uma multidão esperava exames, o que anteriormente não acontecia, porque não havia exames. Se as pessoas hoje  procuram, é porque hoje existe”, lembrou o vereador.

Foto: Jailson Macedo



 


 
 


Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom que estão tendo toda essa responsabilidade com a saúde.Pois com a educação não esta sendo assim algumas professoras do município de Zumbi da Escola Zacarias Gomes usaram tinta inadequada nos rostos das crianças e as feriram como se tivessem marcando< algum animal vamos ter mais responsabilidade pois criança é coisa seria e elas tem seus direitos como cidadãos>