terça-feira, 30 de setembro de 2014

Ibope aponta Henrique com 38% e Robinson com 31%

A pesquisa Ibope/InterTV Cabugi, divulgada ontem, é a terceira realizada para estas eleições apontando Henrique Eduardo Alves (PMDB), deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, na liderança das intenções de votos para o Governo do Estado com 38%. Avantagem dele em relação ao segundo colocado, o vice-governador Robinson de Faria (PSD)que tem 31%, é de sete pontos percentuais. Em relação a pesquisa anterior, de 15 de setembro, os resultados mostram queda de dois pontos percentuais para Henrique Eduardo;  a permanência de Robinson no mesmo patamar das intenções de votos; alta de um ponto entre brancos e nulos (de 14% para 15%) e estabilidade do percentual de indecisos em 10%.

Entre os candidatos ao Governo do Estado, apenas Simone Dutra (PSTU) registrou alta na preferência dos eleitores, crescendo de 1% (em 15/09) para os 2% atuais. Robério Paulino (PSOL) manteve-se em 3% e Araken Farias (PSL) em 1%. A primeira pesquisa do instituto Ibope para a InterTV Cabugi foi divulgada no dia 28 de agosto. Henrique Eduardo tinha 40% das intenções de votos para o Governo, mesmo percentual registrado em 15 de setembro. Robinson tinha 28% no final de agosto e cresceu três pontos, chegando aos 31% das intenções de votos na primeira quinzena de setembro (veja a evolução de todos os candidatos no infográfico). 

A diferença atual entre o candidato que lidera as preferências do eleitorado potiguar e a soma de todos os concorrentes é de um ponto percentual. Levando em consideração a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, o Ibope simulou um possível segundo turno, registrando um empate entre Henrique Eduardo e Robinson Faria, ambos com 40%. Brancos e nulos somariam, no segundo turno, 5%e não sabe 15%.

Independente da intenção de voto de cada entrevistado, o Ibope quis saber  de cada um quem será o próximo governador do Rio Grande do Norte. A crença na vitória de Henrique é compartilhada por 52% dos entrevistados. Outros 27% acham que o eleito será Robinson; 1% acha que será o professor Robério e outro 1% considera que a eleita será a candidata do PSTU, Simone Dutra.

Empate no Senado
Na disputa para a vaga no Senado o Ibope/InterTV Cabugi traz um quadro diferente de 15 de setembro, com a reação da vice prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), diante da tendência de crescimento que vinha sendo registrada pela deputada federal Fátima Bezerra (PT). Na amostra anterior, Fátima tinha 38% e seis pontos percentuais de vantagem, mas agora caiu para 35%. A vice prefeita de Natal, que havia perdido três pontos percentuais – tinha 35% em agosto  e estava com 32% em 15/09 - reconquistou os pontos perdidos e voltou a ter 35%. Na pesquisa de 28/08, a disputa entre as duas era de “empate técnico”, com 34% para a deputada petista. Brancos e nulos para o Senado somam 13%, índice que vem se mantendo desde agosto. Os indecisos somam 14%, contra 12% na pesquisa anterior e 9% em 15 de setembro. Ana Célia (PSTU), Roberto Ronconi (PSL) e Prof. Lailson (PSOL) pontuaram nos mesmos 1%.

Para a Presidência da República, o Ibope mostra que o eleitor potiguar mantem a liderança da presidenta Dilma Rousseff (PT), com  51% das intenções de votos, mesmo percentual de 15/09 (era 46% no dia 28/08). Também não houve mudanças nas intenções de voto de Marina Silva (PSB), que permanece com 22%. Aécio Neves (PSDB) é que registrou crescimento, voltando a ter os 9% que tinha em agosto (em 15/09 havia caido para 6%). A diferença da presidenta Dilma para Marina é de 29 pontos percentuais, com uma vantagem de 18 pontos sobre a soma de todos os outros candidatos. Pastor Everaldo tem 1%. Brancos e nulos para presidente somam 8% e não sabem 8%.

Rejeição
Na pergunta sobre em quem os entrevistados não votariam de forma nenhuma, os resultadosforam: Henrique Eduardo, 37%; Robinson Faria 27%; Araken Farias, 25%; Simone Dutra, 21% e Robério Paulino, 16%. Nesta questão, o Ibope permitiu que o entrevistado pudesse citar mais de um candidato. 7% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos candidatos e disseram que poderiam votar em todos. 

Ainda sobre rejeição, a pesquisa mostrou que o governo Rosalba Ciarlini é avaliado de forma negativa por 69% dos entrevistados. Outros 17% dizem considerar a gestão de Rosalba “regular”; 10% consideram “bom” ou “ótimo”. 4% não souberam responder. 

Dados técnicos
A pesquisa foi aplicada entre os dias 26 e 28 deste mês, ouvindo 812 eleitores em 40 municípios e registrada no TRE/RN sob o número RN/0036/2014. A margem de erros admitida é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade de 95%.



Nenhum comentário: