terça-feira, 9 de setembro de 2014

RN conquista oito medalhas na Olimpíada do Conhecimento


Oito representantes do Rio Grande do Norte conquistaram medalhas na 8ª Olimpíada do Conhecimento, encerrada ontem, 7, em Belo Horizonte. O aluno de Eletricidade Industrial, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RN), Alcidemar Júnior, ficou com a medalha de melhor da delegação potiguar. Outros cinco estudantes receberam diplomas de excelência, equivalente àqueles que não foram premiados, mas atingiram o mesmo nível de pontos.

Para o presidente do Sistema Fiern, Amaro Sales, “a estratégia, planejamento e o trabalho com dedicação, somando-se com a persistência para superar os limites e dificuldades, mais o amor dos profissionais envolvidos, foram determinantes e se traduzem nos resultados obtidos.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RN) ganhou sete medalhas: duas de ouro, duas de prata e três de bronze; o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RN), que também participou da competição, ficou com uma de ouro.

O diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, durante a competição, destacou a importância da olimpíada para a formação dos jovens para o trabalho no Brasil. “Quando dão oportunidade ao jovem, ele agarra com talento e dedicação. A excelência é consequência disso”, afirmou. Para ele, o que foi realizado nos quatro dias de competição precisa ser levado para mais jovens brasileiros. “Não podemos ter uma ‘geração nem nem’ (jovens que nem trabalham nem estudam). Mais de 5 milhões de pessoas estão nesta situação”, disse.

Além dos oito vencedores potiguares, outros 50 também conquistaram medalhas. Agora, eles se preparam para a etapa mundial. Em agosto de 2015, será realizada em São Paulo a primeira edição da WorldSkills em um país da América Latina. Na competição, 1.200 competidores de 60 países vão disputar medalhas em 49 ocupações do setor industrial e de serviços.

Durante quatro dias (3 a 6 de setembro) cerca de 800 jovens profissionais participaram da Olímpiada do Conhecimento -maior competição de educação profissional nas Américas. Divididos em 48 modalidades da indústria, sete do setor de serviços e três da agropecuária, os estudantes realizaram desafios semelhantes aos que enfrentariam no mercado de trabalho. Entre os estados, o líder de medalhas foi Minas Gerais, com o total de 46, seguido por São Paulo, com 36, e Santa Catarina, com 18.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário: