A disputa para a vaga no Senado se mostra acirrada entre a vice prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), com 35% das intenções de votos, e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), com 34%. Os números do Ibope caracterizam um “empate técnico”, levando-se em consideração a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Wilma de Faria pode chegar a ter entre 32% e 38%, Fátima Bezerra entre 31% e 37%. Brancos e nulos para o Senado somam 17% e 9% dos entrevistados disseram não saber ainda em quem votar. Ana Célia (PSTU), Roberto Ronconi (PSOL) e Prof. Lailson (PSL) pontuaram entre 2 e 1%.
Os resultados do Ibope divulgados ontem são, no caso da disputa pelo Governo do Estado, ligeiramente semelhantes aos da pesquisa da Consult, divulgada na última quarta-feira. As duas amostras não podem ser comparadas entre si, uma vez que são de institutos distintos e seguem metodologias diferentes. Mas, ambas mantem uma margem de liderança para Henrique Eduardo aproximadas (10 pontos na Consult, 12 pontos no Ibope) e a possibilidade de empate técnico entre Wilma de Faria e Fátima Bezerra (a diferença entre elas é de 2,4 pontos na Consult; 1 ponto no Ibope).
Para a presidência da República, o Ibope mostra que o eleitor potiguar mantem a liderança da presidenta Dilma Rousseff (PT), com 46% das intenções de votos, 20 a mais que Marina Silva (PSB), com 26%, e 37 pontos na frente do Aécio Neves (PSDB), que tem 9%. Outros candidatos pontuaram com 1% ou pouco mais de zero. Brancos e nulos para presidente somam 12% e não sabem 6%.
Expectativa de vitória
O Ibope também auferiu a expectativa do eleitorado potiguar em relação a quem será eleito para o Governo do Estado, independente do voto que será dado pelo entrevistado. Metade (50%) disseram que acreditam que o deputado federal Henrique Eduardo (PMDB) será o próximo governador do Estado, contra 23% que acreditam na vitória do vice-governador Robinson Faria (PSD).
Na pergunta sobre em quem os entrevistados não votariam de forma nenhuma, os resultados foram: Henrique Eduardo, 29%; Araken Farias, 28%; Robinson Faria 26%; Simone Dutra, 22% e Robério Paulino, 18%. Nesta questão, o Ibope permitiu que o entrevistado pudesse citar mais de um candidato. Ainda sobre rejeição, a pesquisa mostrou que o governo Rosalba é considerado como ruim/péssimo por 69% dos entrevistados, enquanto 22% avaliam como regular e 6% como bom/ótimo. A pesquisa mostra que 80% desaprovam a forma como a governadora conduz a administração e 13% aprovam.
Os principais problemas da atual gestão, segundo os números do Ibope, são o sistema de saúde pública (79%); a segurança pública (60%) e a educação (47%). O entrevistado poderia citar até três áreas problemáticas. A pesquisa foi aplicada entre os dias 25 e 27 deste mês, ouvindo 812 eleitores em 40 municípios e registrada no TRE/RN sob o numero RN/00016/2014 e no TSE com o numero 00441/2014.
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário