sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Rio do Fogo realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef/Município Aprovado

Com o slogan “Rio do Fogo rumo ao Selo Unicef”, a Prefeitura de Rio do Fogo, através da Secretária Municipal de Assistência Social, realizou o 1º Fórum Comunitário, que aconteceu durante todo o dia. Este foi o segundo evento realizado pelo município, - primeiro foi a criação do Núcleo de Cidadania e participação dos Adolescentes (NUCA) – com vistas a obtenção pelo município, do Selo Unicef/Município Aprovado.

O Selo Unicef/Município Aprovado é concedido aos municípios que cumprirem exigências estabelecidas e que efetivamente contribuam para a melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), medido levando-se em consideração os diversos serviços ofertados pela Prefeitura nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Lazer e Comunicação voltados principalmente para os jovens e adolescentes.

Segundo a Assistente Social, Joilma de Oliveira dos Santos, técnica de referência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), “o Fórum é o momento para discutir as dificuldades e traçar formas de enfrentamento, oferecendo oportunidade aos adolescentes para poder participar das discussões e implementação das políticas públicas. Este trabalho realizado em consonância com todas as secretarias municipais, visando à melhoria da vida dos adolescentes”, definiu Joilma Oliveira.

Para o Advogado e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Silvério Xavier, a realização do Fórum “trata-se de um momento histórico, Rio do Fogo através das secretarias inicia uma nova fase, a parceria entre a sociedade, entidades da sociedade civil, poder público na busca do Selo Unicef”, afirmou o presidente.

Já para o presidente do Núcleo de Cidadania e Participação dos Adolescentes (NUCA), Cícero dos Santos Medeiros, “o NUCA tem como objetivo discutir temas que afetam as crianças e adolescentes, apoiá-los no desenvolvimento de competências, contribuir para fortalecer a capacidade dos jovens de incidir nas políticas públicas e no engajamento de meninos e meninas nas ações estratégias do município”, enfatizou o adolescente.

“O Selo Unicef nunca foi conquistado pelo município de Rio do Fogo, estamos incrementando ações para melhorar a vida de jovens e adolescente, alcançando assim o desenvolvimento. E o Selo Unicef é um reconhecimento internacional para o município que obtém a certificação. É uma forma das cidades conhecer melhor sua própria realidade, rever suas políticas públicas de modo a mudar a vida de jovens e adolescentes”, afirmou a secretária de Assistência Social, Shirllene Maia.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Luis, lembrou, “são poucas as cidades que possuem o Selo, e para conquistá-lo têm que rever suas políticas públicas nas várias áreas, com ações voltadas para os jovens e adolescentes”.

O prefeito Laerte Paiva Fagundes falou da satisfação como gestor poder assistir e apoiar os adolescentes que com garra e abnegação abraçaram a causa, e desde já agradecer e convocar toda sociedade de Rio do Fogo à também se engajar nessa luta para obtenção do Selo Unicef.

“Gostaria de em nossa gestão todos os setores, Educação, Saúde, Assistência, vamos fazer um município diferente e melhor através das idéias dos jovens e adolescentes”, finalizou o prefeito.


Presenças – Para prestigiar o evento estiveram presentes além do prefeito Laerte Paiva, e pessoas já citadas; o vice-prefeito, Gilmar Miranda; o vereador Júnior Ferreira; a secretária Municipal de Educação, Joária Araújo; o secretário Municipal de saúde, Saint-clair Cassiano; o secretário Municipal de Finanças, Lázaro Régis da Costa; on secretário Municipal de Tributação, Pedro Paiva Neto; a secretária de Urbanismo, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Carla Vicência Tavares; o secretário Municipal de Turismo, Junielson Costa Gomes; o secretário Municipal de Esportes, José Walter Fernandes; o presidente do Conselho Tutelar, Liésio Marciel de Oliveira. 

Foto: Jailson Macedo








Um comentário:

Anônimo disse...

Isso tudo é mentira, Rio do Fogo foi apenas indicado, não ganhou o selo, e todos os anos da última gestão Rio do Fogo foi indicado ao selo e realizou o fórum na cidade. Essa gestão é uma merda mesmo e só vivem de mentiras, pelo amor de Deus!!! Bando de vagabundos mentirosos!!