segunda-feira, 9 de junho de 2014

Copa é oportunidade para o turismo

A Arena das Dunas recebe na sexta-feira (13) o primeiro dos quatro jogos da Copa do Mundo em Natal. Para economistas do Itaú, o evento é uma das principais oportunidades para o Rio Grande do Norte melhorar sua atratividade como destino turístico. O turismo é apontado pelo banco entre as principais atividades do estado.

De acordo com o economista do Itaú, Caio Megale, a Copa tem dois legados, um relacionado às obras de infraestrutura que permitem a realização do evento em si e o que ele considera o principal: o reconhecimento internacional e a expansão dos estados envolvidos com a Copa em turismo. “Acho que o Rio Grande do Norte tem um trabalho particularmente importante a ser feito porque é um destino que atraía muito mais turistas nas décadas de 1980, 1990, do que agora. A Copa é uma grande oportunidade para reverter essa situação”, avalia. 

Taxa média de ocupação nos hotéis de Natal deve ficar abaixo da esperada durante a Copa, mas há a expectativa de que a mídia prevista para o mundial ajude a reaquecer o fluxo de visitantes

O momento delicado vivido pelo turismo é reconhecido pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Queiroz. “No ano passado, a taxa média de ocupação dos nossos hotéis e pousadas ficou abaixo dos 62%. Nos três primeiros meses deste ano, patinou na casa dos 50%. Para a Copa, quando havia uma expectativa de 100% de ocupação, a taxa deve ficar abaixo dos 70%”, comenta. 

Na opinião de Queiroz, o momento ruim se deve a questões como falta de infraestrutura e de investimentos na divulgação do destino. Por outro lado, com o Aeroporto Governador Aluizio Alves, ele acredita que seja possível uma recuperação. “Temos um amplo espaço para crescer”, afirma.


O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, avalia que o RN deverá crescer além das projeções apontadas pelo banco. Um dos motivos citados por ele é o novo equipamento, que deverá contribuir para o crescimento turismo no Rio Grande do Norte. 

“Com a entrada em operação do novo aeroporto, nós veremos a retomada da presença de turistas. O turismo decaiu muito após a crise na Europa, mas com esse investimento no aeroporto e com a Copa, esperamos que se abram as portas para turistas americanos, mexicanos, japoneses, e com isso teremos um novo leque”, explica Silvio Torquato.

ICMS
Mesmo considerando a força que o Aeroporto Aluizio Alves pode trazer ao turismo, o presidente da Fecomercio pondera que é preciso buscar soluções para melhorar a malha aérea do estado. “Um dos primeiros passos é darmos o incentivo fiscal para o querosene de aviação. Há dados que mostram que reduzir o ICMS sobre o combustível custaria mensalmente aos cofres estaduais cerca de R$ 3 milhões. É um valor possível de se absorver haja visto o benefício que pode trazer para toda a nossa economia”, diz. 

De acordo com o secretário Silvio Torquato, a discussão sobre a redução do imposto cobrado no querosene de aviação deverá ocorrer após a Copa.

Saiba mais
A Copa do Mundo será aberta no próximo dia 12. Natal está entre as 12 cidades sedes e vai receber quatro jogos na Arena das Dunas. A primeira partida está marcada para o dia  13 deste mês, entre México e Camarões. No dia 16 de junho, Gana e Estados Unidos se enfrentam. No dia 19 será a vez de Grécia e Japão e, no dia 24, jogam Uruguai e Itália.



Tribuna do Norte

Nenhum comentário: