segunda-feira, 2 de junho de 2014

Potiguar eleito Mister Brasil busca título mundial

Logo após os cumprimentos iniciais, Bruno Mooneyan já confessa: o cansaço reflexo da intensa agenda que vive nas últimas semanas. Não para menos! Primeiro Mister RN eleito, campeão do concurso Mister Brasil, esse potiguar, engenheiro elétrico por formação, embarca, nesse final de semana, para República Dominicana, onde buscará conquistar o título de homem mais bonito do mundo, o chamado Mister Universo.

Modelo há três anos, Bruno, que traz o sobrenome americano do pai, comenta que após ganhar o título nacional já teve um crescimento nas propostas da carreira de modelo. Visivelmente otimista para conquista do título mundial, o potiguar faz planos, inclusive, de uma carreira internacional.

Mas em meio a carreira de modelo e o reinado de Mister Brasil, Bruno leva a certeza de que já tem um emprego certo e garantido após esse ano de Mister. Engenheiro elétrico, ele diz que vai trabalhar na empresa do pai, onde também já está o seu irmão.
Nessa entrevista, é visível a preocupação de Bruno em tentar desmistificar que os concurso de miss e mister envolvem apenas a beleza física. Questionado sobre o que há de mais belo, o Mister Brasil afirma que é a “simpatia”. E enaltece, entre suas qualidades, a humildade.

O 3 por 4 de hoje traz o que pensa Bruno Mooneyhan, o primeiro potiguar a ganhar o titulo de homem mais bonito do Brasil, o Mister Brasil:

Você foi o primeiro Mister Rio Grande do Norte e o primeiro potiguar a se tornar Mister Brasil. Surpreende esses títulos?
Surpreende bastante. Na realidade, fui o primeiro Mister Rio Grande do Norte eleito em concurso. Primeira vez que houve eleição. Outros foram Mister Rio Grande do Norte, mas nomeados e participaram de alguns concursos.

O que há de diferencial na sua beleza que lhe levou a ganhar esses dois títulos?
Eu não posso falar de diferencial em beleza. Na realidade, é um conjunto. Acho que o que contou mais foi a questão da simpatia, da humildade, que é super importante. Tem também a questão da perseverança, de você querer conquistar os seus objetivos e determinação. Ela (a determinação) é fundamental. 

Você se prepara agora para ir ao Mister Universo, na República Dominicana. Qual sua expectativa para esse concurso?
As expectativas são as melhores. Eu sempre tento pensar da melhor maneira possível, pensar o mais positivo possível. Eu estou satisfeito, sinto-me bem preparado, sinto que minha oratória está boa e meu espanhol está bom e isso vai contar muito lá. Porque no concurso você vai precisar dialogar bastante, precisar  demonstrar carisma, simpatia e a comunicação é fundamental. 

Quem são seus principais concorrentes? 
Eu já dei uma olhada. Os que eu considerei mais fortes foram apenas dois: Holanda e Itália, que tem um porte bastante adequado ao padrão mister. 

Você disse que seu diferencial é o “conjunto” e nesse “conjunto” o que se destaca a ponto de ter lhe feito o Mister Brasil?
O Bruno é um cara muito humilde, sempre pé no chão, muito esforçado. Eu acredito que tudo que almejo eu me dedico 100% para alcançar. Isso eu aprendi com meu pai que, se desejava uma coisa, vai lá e dá teu máximo. Ou seja, nunca deixar ninguém dizer que você não consegue alguma coisa. Você precisa buscar seus objetivos e correr atrás deles. Então, o meu diferencial é isso. Eu tento tratar as pessoas muito bem. Eu sou a mesma pessoa desde que ganhei o concurso no Rio Grande do Norte, desde que ganhei o Brasil. Acho que essa minha característica é fundamental: minha humildade desde sempre e minha simpatia. 

Os concursos tanto de Mister quanto de Miss passaram por uma fase complicada. Mas parece viverem uma nova fase. É isso mesmo?
Concordo sim com essa análise. Os concurso de Mister e Miss sofrem muito preconceito ainda, não são tão valorizados. Eu acho até a nível Rio Grande do Norte mesmo. Eu não tive um apoio total do Governo, não se tem apoio. Talvez com esse título do Mister Brasil e possivelmente do Mister Universo eles possam valorizar mais. Aliás, não só valorizar, mas perceber também que não é só questão de beleza, não é uma coisa fútil. Mas é um conjunto geral. 

Você fala sobre a questão de beleza e isso lhe incomoda se destacar pela beleza, que traz algum tipo de conceito fútil para algumas pessoas?
Traz um pouco de incomodo sim se eu parar para pensar que algumas pessoas criam uma certa imagem de você até pelo seu porte perante algumas situações em que você possa ser considerado arrogante ou coisa desse tipo. O que estou tentando fazer é mostrar para as pessoas que não é assim. Mostrar para as pessoas que por trás disso tudo, desse cuidado com a beleza, cuidado com o corpo, existe uma pessoa que também trabalha, que se esforça, que tem educação e tudo isso é um diferencial.

Como fica o engenheiro com o Mister RN?
O engenheiro Bruno vai ter que dar uma pausa nos trabalhos durante o reinado, mais ou menos um ano. Mas quanto a questão de trabalho está bem encaminhado porque a empresa é da família. Então, meu pai e meu irmão estão assumindo tranquilos o trabalho. Esse ano eu vou me dedicar ao Mister, trabalhos como modelo que estão surgindo muito, a agenda está bastante lotada. Quando terminar (o reinado) eu vou voltando aos poucos para empresa. Mas ela (a empresa) está em boas mãos. 

Ou seja, depois do reinado o emprego está garantido?
O emprego está garantido. Isso não tenho dúvida.

Como é o reinado do Mister Rio Grande do Norte? O que faz o Mister Brasil?
O reinado do Mister Brasil e também do Rio Grande do Norte é mais um símbolo social. Você tem que participar mais de eventos importantes. E outros compromissos são os trabalhos de modelo mesmo que vão surgindo e você tem que cumprir com a agenda.

Antes de ser Mister, você já atuava como modelo. Seu passe se valorizou mais com o título de Mister?
Valorizou bem mais. O upgrade é altíssimo. Surgem muitos trabalhos com a agenda bem completa. E tem as participações em eventos. Os eventos sociais surgem a cada dia.

O que você espera agora pós-Mister Brasil?
Essa é uma pergunta que até eu  me faço. As vezes gera uma dúvida porque entra em conflito com a carreira de engenheiro eletricista e a questão modelo. Como estão surgindo várias oportunidades, eu estou abrindo a minha cabeça para trabalhar no estrangeiro. E se eu ganhar o Mister Universo a oportunidade será muito grande de conseguir uma carreira boa, conseguir uma agência bastante forte no mercado. Tudo isso será muito importante para mim.

Chama atenção porque você demonstra muito “otimismo” em conquistar o título de Mister Universo. 
Otimismo sempre. Se eu não acreditar em mim, quem vai acreditar? Tudo que eu faço, pretendo ser o melhor. Eu trabalho e me esforço para ser o melhor e confiança é uma das minhas maiores qualidades. Eu me considero bastante confiante em tudo que eu vou fazer. Tudo que eu venha a fazer eu me dou e tento fazer o melhor. Por isso eu demonstro tanta confiança.

Você chegou longe demais do que esperava? 
Acredito que sim. Eu sempre brincava dizendo que iria ganhar o mister Brasil. Eu até pareço tranquilo, mas não estou. É uma expectativa mesmo. Não está nas minhas mãos, estou sendo avaliado. Acredito que estou bem preparado, finalizei minha preparação essa semana. Tive uma dieta muito rigorosa, acompanhamento de personal. Tudo contribuiu bastante para eu me preparar e, se Deus quiser, conquistar o título. A preparação foi tanto intelectual quanto corporal. Durante o concurso você é avaliado o tempo inteiro. 


Tribuna do Norte

Nenhum comentário: