Dados da Fecomércio RN mostram que o setor de serviços fechou o mês de abril com um saldo positivo de mais de 1 mil postos de trabalhos com carteira assinada no Rio Grande do Norte. E no acumulado do primeiro quadrimestre, o segmento já acumula um saldo positivo de 5.146 postos. Os números são bastante superiores ao que foi registrado no mesmo período de 2013, que teve 514 vagas em abril e 2009 vagas nos quatro primeiros meses do ano.
Os destaques do ano na geração de novos empregos no setor de serviços ficaram por conta dos segmentos de Imobiliária (+ 2.210 novos empregos); Ensino (+ 1.398 vagas) e Turismo - hotéis, pousadas, bares e restaurantes - que emplacou no primeiro quadrimestre 1.244 novos empregos formais.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, diz não ter dúvidas de que este desempenho está intimamente ligado à Copa. "Este vem sendo o ano do setor de serviços. Sem dúvidas, o setor é o beneficiado de primeira hora com a Copa. Atividades de lazer, alimentação, hospedagem (aí incluído o setor de corretagem de imóveis), recebem injeção direta de recursos. Temos visto isto nos números", analisa.
De acordo com Marcelo Queiroz o setor ainda puxará, em um segundo momento, o comércio. "Com o incremento do emprego, há mais dinheiro em circulação e também deveremos auferir ganhos com o incremento esperado para o turismo no Pós-Copa".
Marcelo Queiroz destaca os investimentos em qualificação feitos pelo setor. "Somente em qualificação de pessoal, o Sistema Fecomércio, através do Senac, capacitou no ano passado 540 pessoas em cursos de idiomas voltados para a Copa. Muitos hotéis, bares e restaurantes investiram em melhorias físicas e de equipamentos. A expectativa deste setor é muito grande", ressalta.
Valorização
Um levantamento realizado pelo site de empregos Catho apontou aumento do salário e de vagas em áreas relacionadas ao Mundial. De 2013 a 2014, houve um aumento de 28,2% no salário médio dos profissionais de hotelaria e turismo.
No Nordeste, o aumento de vagas de trabalho no turismo foi de 105% no comparativo entre 2013 e 2014, conforme os dados da Catho.
No âmbito nacional, considerando as vagas na área comercial, engenharia civil, hotelaria, gastronomia (restaurantes) e educação (tradutor), o aumento geral constatado em todos estes setores foi de 23,22%. As vagas para restaurantes foram as que tiveram maior crescimento nesta seleção, de 72%.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz avalia que esse é um movimento natural do Mercado. "Se há maior oferta de vagas, os profissionais melhor qualificados tendem a ser mais valorizados."
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário