terça-feira, 17 de junho de 2014

Natal tem 138 famílias atingidas

Além das 100 famílias de Mãe Luíza e Areia Preta atingidas pelas chuvas do fim de semana, a Prefeitura do Natal contabilizou, até o fechamento desta edição, outras 38 famílias desabrigadas em diversos pontos da cidade. Nas proximidades da Lagoa São Conrado, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, zona Oeste, foram 21 famílias atingidas, além das 10 famílias do entorno da Lagoa do Preá, na zona Sul; cinco famílias da comunidade do Jacó, zona Leste; e outras duas do loteamento Novo Horizonte, na zona Norte. A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) lembra que o cadastramento está em andamento e que esse número pode crescer. A Prefeitura pede aos atingidos e não cadastrados que recorram à Secretaria para registrar seu caso.

Reivindicando providências a serem tomadas após o alagamento no entorno da lagoa de São Conrado, moradores marcaram para hoje (17) uma manifestação no cruzamento das avenidas Interventor Mário Câmara (av. 6) com a Lima e Silva, assim como a ocorrida ontem. O protesto pede providências como aluguel social e manutenção dos imóveis, além do cumprimento da decisão judicial por parte do Município de Natal para indenização de quatro moradores por danos materiais no valor de R$ 9.548,53 e danos morais que variam de R$ 10 mil a 25 mil. 

A água que alcançou mais de um metro dentro de casas no entorno da lagoa, na manhã de ontem ainda ocupava ruas e calçadas do bairro. Na tentativa de organizar uma audiência com o prefeito Carlos Eduardo Alves, a manifestação de hoje formará uma comissão para ir à sede do Executivo municipal para agendar a reunião. Enquanto isso, outros moradores prometem manter o bloqueio da Lima e Silva com a av. 6.

Na manifestação de ontem moradores queimaram pedaços de madeira e bloquearam as vias por quase três horas – das 9h às 11h45. Após acordo com a Polícia Militar, que esteve no local com três viaturas, ficou decidido que o cruzamento seria liberado e uma viatura vai ficar 24 horas nas proximidades para garantir que casas desocupadas não serão saqueadas, conforme relatos.



Tribuna do Norte

Nenhum comentário: