terça-feira, 24 de junho de 2014

Ponto de desequilibrio


SÃO PAULO (Folhapress) - Com os dois gols feitos contra Camarões, Neymar já conseguiu entrar para o top 15 dos artilheiros do Brasil em Copas e passou a ser o sexto maior da história da seleção. De quebra, já passou a liderar sozinho a artilharia deste Mundial.
Apesar de ter passado em branco contra o México, na segunda rodada, o atacante do Barcelona havia feito outros dois na vitória sobre a Croácia por 3 a 1.
Com 4 gols, Neymar alcançou Chico e Sócrates, que jogou dez partidas em dois Mundiais (1982 e 1986). Chico atuou em quatro partidas em 1950.

Antes, com três gols, o ex-santista empatava em número de gols com outros 12 jogadores: Amarildo, Baltazar, César Sampaio, Didi, Dirceu, Falcão, Luis Fabiano, Peracio, Preguinho, Roberto Dinamite, Romeu e Tostão.

Logo à frente de Neymar, com cinco gols, na lista de artilheiros na Copa estão Garrincha, Romário e Zico. Os dois maiores da história brasileira são Ronaldo (15) e Pelé (12).

Na história da seleção, Neymar já se transformou no sexto maior artilheiro com 35 gols, deixando Rivaldo (34), para trás.

Pelé é o líder disparado da lista com 77 gols, seguido por Ronaldo (62), Romário (55), Zico (48) e Bebeto (39).

Antes de começar a Copa, o atacante estava em 11º na lista, com 31 gols, logo atrás de Tostão e Ademir Menezes (32 gols cada). 

Decisivo na vitória por 4 a 1 sobre Camarões, Neymar gostou da maneira com a qual o Brasil  obteve sua classificação às oitavas de final da Copa do Mundo. De acordo com o atacante, a equipe ganhou moral após uma atuação mais convincente do que as anteriores.

"Estamos de parabéns pela partida. Fizemos por merecer esse placar, e acho que a gente vai mais confiante sim para as oitavas", afirmou o camisa 10. "Foi a melhor partida nossa. A equipe está de parabéns pelo empenho que demonstrou até o final", acrescentou.

Como conseguiu evitar o seu segundo cartão amarelo no Mundial, Neymar poderá enfrentar o Chile, no próximo sábado, em Belo Horizonte. Mais uma chance para ele ser decisivo e buscar a rede - com dois gols contra Camarões, ele chegou a quatro e assumiu a artilharia da competição.

"As responsabilidades que eu assumo dentro de campo são de ajudar os meus companheiros, fazer gols, criar jogadas, auxiliar na marcação também. Não tem o jogador mais importante do time. Todos são importantes", concluiu o atleta de 22 anos.

Artilheiros da copa
4 gols
Neymar (Brasil)

3 gols
Benzema (França)
Enner Valencia (Equador)
Robben (Holanda)
Thomas Müller (Alemanha)
Van Persie (Holanda)

2 gols
Ayew (Gana)
Cahill (Austrália)
Dempsey (EUA)
Depay (Holanda)
James Rodríguez (Colômbia)
Mandzukic (Croácia)
Messi (Argentina)
Perisic (Croácia)
Suárez (Uruguai) 

Em alta

Fred
Jogador cresceu no conceito de Felipão, que elogiou sua postura em campo contra Camarões.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário: