quinta-feira, 15 de maio de 2014

Chuvas param parcialmente obras no entorno da Arena das Dunas

As chuvas que caíram em Natal ontem, principalmente, no horário da manhã, foram suficientes para parar parte das obras de construção do Complexo Viário da Arena das Dunas, que inclui dois viadutos, cinco túneis e duas passarelas. Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, engenheiro Tomaz Pereira de Araújo Neto, ontem, as chuvas terminam trazendo prejuízos para as obras, paralisando a execução de serviços em alguns trechos.

O secretário informou que as chuvas prejudicaram o início da pavimentação asfáltica de trechos das ruas Jerônimo Câmara  e Lima e Silva. Já nas proximidades da avenida Prudente de Morais, onde alguns operários do consorcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes (QGFG) ainda operavam maquinas no interior de um túnel na tarde de ontem, mas o alagamento dentro da área inviabilizava parte dos serviços.

Somente hoje, segundo Tomaz Neto, a Semopi terá uma avaliação do impacto em relação ao cronograma de execução dos serviços. As obras do complexo têm conclusão prevista para o dia 31 de maio.  “Com as chuvas parando vamos verificar o que retardou e ficou para ser concluído depois”, reforçou ele, reconhecendo que poderá sofrer atraso caso persistam as chuvas.


“Asfaltamento de rua e concretagem não se consegue fazer com as chuvas”, afirmou o titular da Semopi. Em 5 de maio o prefeito Carlos Eduardo Alves havia visitado o canteiro de obras e informava que 85% das obras de mobilidade urbana já estavam concluías. Na ocasião, a Semopi também divulgou que o acabamento, como pintura e sinalização dos seis túneis, duas passarelas e o viaduto estaiado sobre a Prudente de Morais seriam finalizados até o dia 10 de junho, dois dias  antes do início da Copa, que terá quatro jogos em Natal.

A única obra que não será entregue antes da Copa, segundo a Semopi, é o viaduto de 140 metros de extensão na BR-101 (avenida Salgado Filho), que estará pronto em 31 de maio, mas a liberação para o tráfego de veículos só deverá ocorrer 30 dias após a Copa, período em que o concreto estará em cura, alcançando a rigidez e a resistência necessária. Apenas a parte inferior da estrutura será liberada para o fluxo de carros. A estrutura será cercada por tapumes, que receberão pintura e decoração relativa à Copa.

No caso do viaduto estaiado - principal estrutura do complexo viário - segundo o consórcio QGFG, estão pendentes apenas a construção de uma laje de 20 metros e a colocação das estaias no túnel, iniciada esta semana. A parte final de pavimentação do viaduto levará a interdição da avenida Prudente de Morais, no período da noite, em dias utéis, e durante o dia nos finais de semana, no trecho de 2,5 km entre o cruzamento da Prudente de Morais com a Miguel Castro até a Raimundo Chaves. Em todas essas obras serão utilizados 30 mil metros cúbicos de concreto, três mil toneladas de aço e outras três mil de estacas prancha.

Interdição
Mais um trecho da avenida Senador Salgado Filho será interditado para adequações do trânsito. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a interdição foi iniciada às 22 horas da quarta-feira (14), no sentido Parnamirim/Natal, após a passarela de Potilândia. Segundo informações da PRF, a interdição foi feita para a colocação de uma mureta divisória de fluxo e a previsão é que dure cinco dias.

Cronograma das obras 
Prefeitura executa dez obras no entorno da Arena

Túnel da Romualdo Galvão que dá acesso à Prudente de Morais e à BR-101, por meio da Lima e Silva, será entregue dia 25/05. 

Túnel da Raimundo Chaves com a Prudente de Morais será inaugurado dia 6/6.                                                                                                                                                              

Viaduto estaiado da Prudente de Morais; passarelas da Prudente de Morais e da Moraes Navarro; túnel da Jerônimo Câmara; túnel da Mor Gouveia; túnel da Lima e Silva serão entregues no dia 10/6.

O Viaduto que margeia a BR-101 enfrentou atrasos no licenciamento e não será entregue. A obra será cercada por tapumes e deverá ser liberada para o tráfego, 30 dias após o Mundial.

R$ 222 milhões é o custo do Complexo Viário da Arena das Dunas (lote dois). 

6, das 10 obras do lote 2, ficarão prontas até 31 de maio.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário: