segunda-feira, 12 de maio de 2014

RIO DO FOGO E TOUROS PODERÃO EXPLORAR OS PARRACHOS EM HARMONIA

Projetos, resoluções e cadastramento foram os temas tratados na 57ª reunião do Conselho Gestor da APARC.

Os municípios de Rio do Fogo, Touros e Barra de Maxaranguape, participaram, na manhã desta sexta- feira (09), a partir das 9h, da 57ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais – APARC, que se realizou na Câmara Municipal de Barra de Maxaranguape, em função da reforma na estrutura física do Ecoposto da APARC, localizado na praia de Maracajaú. A reunião que anteriormente havia sido marcada pelo IDEMA para 24 de abril, foi remarcada pelo órgão para a data de hoje.
A representação de Rio do Fogo estava composta pelo representante da Câmara o vereador Junior Ferreira, o representante da Prefeitura o Secretário de Turismo Junielson Gomes, o representante da Colônia de Pescadores, Manoel Lourenço e alguns pescadores e empresários locais.
A representação de Touros estava composta pelo Presidente da Câmara Municipal, Diego Cavalcanti, representante da Prefeitura Municipal, Luiz Penha, os empresários Flávio Ribeiro, Marco Polo e Anselmo Barros, os três últimos com atuação profissional no distrito de Perobas.

Na reunião havia a expectativa de resposta, por parte de representantes de Rio do Fogo e Touros diante do que ficou acordado no encontro ocorrido no dia 20 de março, em Maracajaú, quando as representantes do IDEMA, Maria José e Ana Luísa, ficaram de levar o pleito das duas praias para análise do órgão estadual, que tratavam dos seguintes tópicos: Uso comum dos parrachos por Rio do Fogo e Touros, exploração dos parrachos por parte dos empresários de Rio do Fogo e o aumento das cotas para visitação, já que atualmente são de cem cotas para cada praia.
A servidora do IDEMA, Maria José, esclareceu que conversou com os representantes da ONG Oceânica, que foi a responsável pela elaboração do Plano de Manejo da área de proteção ambiental dos Recifes de Corais (APARC), no ano de 2009. Segundo a representante do IDEMA, a ONG não vê problema quanto ao uso comum por parte das duas praias, no que tange à área dos parrachos. Os representantes de ambos os municípios, Rio do Fogo e Touros, ficaram acertados da elaboração de um documento firmando esse compromisso.
Quanto à exploração turística dos parrachos por parte de empresários de Rio do Fogo, os pretendentes terão que aguardar o novo processo de licitação que está em andamento junto aos órgãos competentes, de forma a estabelecer um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Os representantes dos dois municípios, Rio do Fogo e Touros, ficaram de agendar uma reunião e verificar os possíveis mecanismos para acelerar o processo.

Com relação à ampliação das cotas para a exploração dos parrachos, as representantes do IDEMA falaram que somente será possível após a conclusão do Estudo de Capacidade de Suporte.
Durante o encontro os conselheiros presentes foram informados quanto ao cadastramento dos pescadores de Rio do Fogo, de 12 a 16 de maio, vistoria de embarcações e treinamento, para que seja dado o início da exploração turística dos parrachos, dentro das normas e orientações legalmente permitidas.


Nenhum comentário: