quinta-feira, 15 de maio de 2014

Inverno “pega” e Gostoso avança na Convivência com o Semiárido com apoios do Governo Federal e da CPFL


Nessa quarta-feira (14), quando o inverno deu sinais de que “vai pegar” pra valer no  Mato Grande, a Secretaria de Agricultura e Pesca de São Miguel do Gostoso deu mais um passo importante no seu Projeto de Convivência com o Semiárido. Foram iniciadas as atividades de “enlonamento” dos barreiros-trincheira lonados, tecnologia nova que está sendo introduzida no RN com adaptações apropriadas às condições de solo e relevo da nossa região, por isso batizada de “Barreiro Mato Grande” por seu idealizador, Hildemar Peixoto (secretário municipal da supracitada pasta).
Trata-se de uma estratégica parceria entre a prefeitura municipal (que entra com now-how, mão-de-obra, logística e execução), o governo federal (máquinas do PAC/MDA de apoio à Agricultura Familiar) e a CPFL Energias Renováveis (custeio das ações do Projeto). A iniciativa consiste de equipar 40 famílias agricultoras com obras permanentes de convivência apropriada e produtiva com as secas. Serão 20 barreiros com capacidade média para captação de 300 mil litros de água de chuva cada um, que servirão para matar a sede dos rebanhos e salvar as lavouras de segurança alimentar das famílias agricultoras nos verões e nos períodos mais críticos de secas, como as que temos enfrentado nos últimos 02 anos.
Trata-se de uma experiência-piloto de desenvolvimento de tecnologia social da Agricultura Familiar, baseada em simplicidade, inovação, baixo custo e efetividade. Só está sendo possível porque temos um tripé de sustentação: 1. os princípios e o conhecimento técnico advindos das experiências disseminadas pela ASA (Articulação no Semiárido) e hoje agregados à Secretaria; 2. A disponibilidade da patrulha mecanizada doada pelo governo federal ao município; e 3. A disposição de diálogo e de confiança da CPFL Energias Renováveis e seu Programa de Desenvolvimento Sócio-ambiental (PDS), que apostou no Projeto e topou financiar todo o  custeio das ações”. Disse o secretário Hildemar.

Assis Silva

Nenhum comentário: