quarta-feira, 21 de maio de 2014

Servidores da SMS participam de Oficina Estadual sobre o e-SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Fogo esteve presente na Oficina Estadual sobre o e-SUS, realizado no dia 16 do corrente, no Praia Mar Hotel, o município esteve representado pela assistente Técnica, Regiane Gonçalves de Melo, pela coordenadora da Atenção Básica, Milla Mayara de Oliveira Fernandes; e pelo técnico de Informação em Saúde, Alexsandro Pereira Ferreira. 
e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) em parceria com os Departamentos de Atenção Básica dos municípios com o objetivo de reestruturar o envio das informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. 
A cidade de Rio do Fogo é atualmente um dos municípios que mais avançou na informatização das unidades de saúde no Estado, disponibilizando computadores em todos os ambientes. E que em breve promoverá uma oficina com todos os trabalhadores da saúde  municipal, prevista para o próximo mês de junho, a fim de capacitá-los para implantação do e-SUS no município.

O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), atualmente utilizado para envio das informações de saúde da Atenção Básica, continuará a ser utilizado até o próximo dia 30 de junho, a partir de julho será implantado o e-SUS.

Nenhum comentário: