sexta-feira, 23 de maio de 2014

Rio do Fogo e Touros discutem exploração turística dos parrachos

Os municípios de Rio do Fogo e Touros participaram na manhã desta terça-feira (20), na Câmara Municipal em Rio do Fogo, de reunião para tratar de assuntos relacionados à exploração de recreação turística nos parrachos de Rio do Fogo.

O município de Rio do Fogo esteve representado pelo o vice-prefeito, Gilmar Miranda; pelo vice-presidente do Conselho de Gestão e Manejo da Área Proteção Ambiental de Rio do Fogo (APARF) e secretário Municipal de Turismo, Junielson Gomes, que presidiu a reunião; o chefe de Gabinete, Silvério Xavier; o secretário Municipal de Pesca, Hagaci Virginio; o secretário Municipal de Agricultura, Manoel Gabi; o vereador Júnior Ferreira; do representante da Colônia de Pescadores, Manoel Lourenço; e demais conselheiros da APARF; além de pescadores e empresários locais.

Do município de Touros foi enviado um representante do presidente da Câmara Municipal, e os empresários Flávio Ribeiro, Marco Polo e Anselmo Barros.

A reunião teve como pauta a reivindicação da liberação para que empresários de Rio do Fogo iniciem a exploração de recreação turística nos parrachos. Foram elaborados oficio e um termo de compromisso para serem enviados ao Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA), solicitando autorização para que os municípios de Rio do Fogo e Touros possam explorar conjuntamente a mesma área dos parrachos. E informando ainda, que já não existem conflitos entre as localidades.

Outra reivindicação apresentada ao IDEMA, é a agilidade na liberação para empresários de Rio do Fogo iniciar a exploração de recreação turística nos parrachos, uma vez que nas comunidades de Perobas e Maracajaú, pertencentes aos municípios de Touros e Maxaranguape, respectivamente,  os empresários locais já estão atuando a bastante tempo nos parrachos.

Também será solicitado ao IDEMA é o estabelecimento de um prazo para os pescadores de Rio do Fogo se adequar as exigências do órgão, para que após essa adequação seja realizado o cadastramento e posteriormente o treinamento, para assim, dá inicio as atividades de recreação turística nos parrachos.






Nenhum comentário: