segunda-feira, 19 de maio de 2014

Combate à exploração sexual é lembrado em Natal

Hoje, 18 de maio, é marcado pelo Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Natal, órgãos ligados à causa realizam algumas ações para chamar atenção da sociedade e alertar para o problema social. Às vésperas da Copa do Mundo, a preocupação maior é a de que o evento esportivo, a exemplo do que ocorreu na África do Sul, em 2010, possibilite o aumento do número de vítimas desse crime.

Números da fundação francesa Scelles apontam que a parcela de jovens vítimas de exploração sexual, estimada em 100 mil antes da realização da Copa, há quatro anos, aumentou em 40% em meio ao evento. Para tentar impedir que o fenômeno se repita em Natal, a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, da Assembleia Legislativa, criou o "Selo Copa Legal".

Na próxima quinta-feira, dia 22, a Frente vai entregar o selo a 30 estabelecimentos comerciais - restaurantes, hotéis e bares. "Os estabelecimentos que vão receber o selo se comprometeram em combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Os empresários assinaram uma carta de compromissos com pontos importantes, entre eles, está a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente e exposição do telefone Disque 100", explicou a presidente da Frente, deputada Márcia Maia.

Na manhã de hoje, integrantes da Frente Parlamentar e sevidores da secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) divulgaram a campanha num dos principais pontos turísticos da cidade e ponto de vulnerabilidade para a exploração sexual - praia de Ponta Negra. Vestidos com camisetas alusivas à campanha, os participantes do grupo distribuíram panfletos para os turistas, comerciantes e moradores locais.

Maio amarelo
Também na manhã de hoje, as secretarias Municipal de Saúde (SMS) e Mobilidade Urbana (Semob) realizaram um ação educativa nos cruzamentos da avenida Bernardo Vieira com a Salgado Filho e Romualdo Galvão. Além de chamar a atenção para campanha de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, os servidores de ambas secretarias fizeram distribuição de material da campanha "Mais gentileza, menos acidentes" e preservativos. 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não-transmíssiveis da SMS, Geane da Silva, a ação de hoje faz parte do projeto denominado "Maio amarelo". "Esse mês é dedicado à campanha de conscientização. Estamos desenvolvendo ações voltadas para educação no trânsito, prevenção de doenças sexuais e, como hoje é dia 18, lembramos ainda a importância sobre a proteção das nossas crianças e adolescentes", contou. 

Além da praia de Ponta Negra e os cruzamentos da avenida Bernardo Vieira, foram registradas movimentações na Praia do Meio.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário: